Segunda maior manifestação popular da Bahia, a Lavagem do Bonfim promete mais uma vez lotar as ruas da Cidade Baixa, amanhã, com milhares de pessoas repletas de alegria e fé a caminho da Colina Sagrada. São esperadas mais de 2 milhões de pessoas na tradicional procissão de oito quilômetros, que terá início às 7 horas com saída da imagem do Senhor do Bonfim da Conceição da Praia até a Igreja do Bonfim. Este ano o tema da Lavagem do Bonfim é “Encharque o Coração de Esperança”, em alusão ao Ano Jubilar de Esperança instituído pelo Papa Francisco.
Toda uma estrutura é montada para que o festejo transcorra em paz e fornecendo serviços públicos de qualidade. Segurança, saúde, transporte público e atendimento ao público ganham reforço durante os oito quilômetros do percurso e também nos arredores da festa. No quesito transporte público, a população deve ficar atenta à duas significativas mudanças: a previsão é que o Elevador Lacerda não esteja operando, devido à reforma em fase de conclusão. Um dos principais acessos para a Avenida Contorno, que se dá pelo viaduto do Forte São Pedro, também continua interditado após um caminhão bater em uma das pilastras e ameaçar a estrutura do local.
No que tange à segurança pública, cerca de dois mil policiais e bombeiros serão empregados pela Secretaria da Segurança Pública, que também irá trabalhar com tecnologia para auxiliar o trabalho das equipes. De acordo com o Governo do Estado, mais de R$ 1,4 milhão estão sendo investidos na garantia de condições de trabalho e de atendimento para baianos e turistas. Durante o trajeto, policiais militares, civis e peritos, além de bombeiros realizarão ações preventivas, de inteligência e de resgate. Viaturas e aeronaves serão utilizadas no patrulhamento.
Ainda conforme a SSP, foram instaladas 79 câmeras em diferentes pontos do percurso, algumas delas com tecnologia de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares, auxiliarão no monitoramento.
Delegacias – A Polícia Civil empregará três Delegacias Especiais de Área (DEAs), estrategicamente posicionadas ao longo do trajeto, desde a Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. Essas unidades contarão com equipes especializadas no registro de ocorrências, investigação de crimes e atendimento imediato à população. Além disso, a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) estará mobilizada para atender visitantes e turistas.
A operação também incluirá equipes de investigação dedicadas a coibir crimes como furtos, roubos e tráfico de drogas. A integração com outras forças de segurança garantirá uma atuação coordenada, assegurando a tranquilidade e a ordem durante o evento. Transporte público – De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), a população vai poder contar com o funcionamento gratuito dos ascensores Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Pilar, Elevador do Taboão e o Plano Inclinado Liberdade/Calçada.
A operação de transporte por ônibus será realizada das 6h desta quinta-feira à 0h de sexta-feira (17), com linhas para diversos pontos da cidade e prolongação de alguns horários de saída. Serão disponibilizados 46 ônibus da frota reguladora entre o Largo do Papagaio e a Estação da Lapa, que entrarão em operação caso haja demanda.
Mudança de itinerário – Os ônibus que normalmente atendem a região do bloqueio serão desviados. Ainda conforme a Semob, pontos de táxis e mototáxis serão implementados em locais estratégicos nas proximidades do trajeto da Lavagem do Bonfim, buscando facilitar o deslocamento dos participantes.
Os pontos da região da Cidade Baixa serão desativados e dois pontos especiais serão instalados: um na Avenida Engenheiro Oscar Pontes, nas proximidades do ferryboat, e outro no Largo de Roma, em frente ao Hospital da Mulher. Ambos os locais terão táxis e mototáxis à disposição para os usuários. Além desses dois pontos, os mototaxistas terão mais um local de atuação, próximo à Colina Sagrada, na Rua da Imperatriz, em frente ao Colégio São José.
O acesso dos veículos na Avenida Engenheiro Oscar Pontes (que liga a Avenida da França ao Largo da Calçada), sentido Igreja do Bonfim, terá faixa exclusiva de táxi e mototáxi. Em todos os pontos, agentes da Semob irão fiscalizar e coibir o acesso de veículos de transporte clandestino. Já na região da Cidade Alta, não haverá mudanças nos pontos de táxis e mototáxis já regulamentados. (TB)
Foto: Fábio Marconi