O movimento do varejo físico brasileiro apresentou crescimento de 3,8% em 2024, conforme apontou o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Esse resultado mostrou manutenção no ritmo de crescimento em relação ao observado em 2023.
“O crescimento de 3,8% no comércio físico brasileiro em 2024 é um indicativo da adaptação do mercado varejista às condições econômicas atuais. Apesar dos desafios impostos ao setor para uma gestão eficiente, especialmente no último semestre com o aperto monetário, o forte desempenho do mercado de trabalho e a elevação no nível da renda deram suporte para confiança renovada dos consumidores e, consequentemente, a demanda seguiu bastante aquecida”, explica a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.
Setor de Combustíveis e Lubrificantes puxou a alta em 2024
“Combustíveis e Lubrificantes” foi o segmento que teve o maior avanço do ano (7,4%), seguido por “Veículos, Motos e Pecas” (6,9%) que, conforme explica Camila Abdelmalack, “esse grupo foi positivamente impactado pelo aumento nas concessões de crédito no ano passado. Segundo dados do Banco Central, a concessão de crédito para pessoa física na modalidade “aquisição de veículos” subiu 36,3% na comparação acumulada entre janeiro e novembro de 2024 com mesmo período em 2023″, finaliza.
Foto: ClickerHappy/Pexels