quarta, 15 de janeiro de 2025
Euro 6.2972 Dólar 6.0979

4ª EDIÇÃO DO PROJETO MURAL – MOVIMENTO URBANO DE ARTE LIVRE – ESTÁ CONFIRMADA EM SALVADOR

João Paulo - 15/01/2025 11:40

Salvador vai receber, mais uma vez, obras de arte que estarão expostas para toda a população, deixando a cidade repleta de criatividade, beleza e cor. Trata-se do Movimento Urbano de Arte Livre, o MURAL, considerado o primeiro projeto de Arte Vertical realizado na capital baiana. Essa quarta edição vem para ressaltar o papel da arte como direito fundamental e alimento para a alma e para o espírito humano. O projeto, uma iniciativa e idealização da Trevo Produções, tem a intenção de espalhar mais arte pela cidade, valorizar os artistas contemporâneos e resgatar a importância histórica do muralismo na Bahia, desde a época do Modernismo. E, além de proporcionar uma grande visibilidade aos artistas participantes, gera novas oportunidades de trabalhos artísticos e reafirma todo o potencial criativo existente na Bahia.

Em 2025, o projeto chega ainda mais inovador, com o formato de festival. Além de quatro (04) novos painéis artísticos de grandes dimensões, terá também uma feira de arte e criatividade, oficinas, bate-papos e exposição documental. As novas empenas começam a ser executadas ainda neste mês de janeiro, e aos poucos, o público irá conhecer os artistas convidados. No mês de março, será realizada a inauguração oficial dos novos murais, incluindo uma intensa programação cultural. A 4ª edição do Projeto MURAL é uma realização da Trevo Produções, Fundação Gregório de Mattos – FGM, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT, Secretaria Municipal da Fazenda – SEFAZ, Prefeitura de Salvador, na modalidade Doação através do Programa Viva Cultura.

Mais sobre o Projeto MURAL:

O Projeto MURAL – Movimento Urbano de Arte Livre surgiu da vontade de contribuir com a revitalização da região portuária de Salvador e, desde 2016, já entregou à cidade 19 grandes murais artísticos em empenas de prédios e espaços de destaque da região.

Seguindo a tendência das grandes metrópoles pelo Brasil e pelo mundo, visando o interesse público, este projeto surgiu da intenção de recolocar Salvador no compasso da vanguarda, resgatando a tradição da arte mural e pública, bastante efervescente no cenário artístico. Convidando artistas da atualidade da pintura, grafitti, desenho, stencil e de outras técnicas, o projeto fomenta e incentiva artistas a exporem seus trabalhos de uma maneira que suas obras sejam valorizadas pelos baianos e turistas, movimentando a economia criativa local, além de contribuir para a revitalização dos bairros históricos da capital baiana.

Transformando o cotidiano da cidade, o Projeto MURAL criou um grande impacto visual no Comércio de Salvador, sendo uma ferramenta para a revitalização urbana da região. Estas obras levam as pessoas que passam pelo local a terem mais contato com as artes visuais, sendo um respiro em meio à correria do dia-a-dia. Além das grandes contribuições para a cidade, o projeto potencializa e dá mais visibilidade ao trabalho dos artistas envolvidos.

Já passaram pelo Projeto MURAL artistas como Nila Carneiro, Davi Caramelo, Éder Muniz, Rebeca Silva, Limpo, Devarnier Hembadoom, Pedro Marighella, Fael Primeiro, Marcos Costa, Anderson Santos, Stella Bosini (La Mona), Oliver Dórea, duo Dois Detalhes – Tiago Ramsés e Ananda Santana, Sirc, Isabela Seifarth, Zana Nacola, TarcioV e Maria Mariô.

 

Crédito fotos: Antônio Chequer

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.