O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, e o vice-presidente, Carlos Borel, se reuniram, nesta segunda-feira (13), com o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, durante missão internacional em Riad, na Arábia Saudita. As autoridades estão no país asiático para participar do Future Minerals Forum (FMF), um dos principais encontros globais voltados para o futuro da mineração e seus impactos na transição energética e no desenvolvimento sustentável.
Durante a reunião com o ministro, o presidente da CBPM destacou os avanços da mineração baiana que, sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, tem se firmado como um modelo de desenvolvimento sustentável e inovação no setor mineral. “A Bahia desempenha um papel estratégico no cenário nacional, contribuindo de forma decisiva para a economia do estado e do país, especialmente em um momento de transição energética que demanda minerais críticos como níquel, cobre, vanádio, terras raras, fosfato, sílica, grafita e manganês”, explicou Carballal.
Mineração sustentável
Terceiro maior produtor mineral do país, o Estado da Bahia se posiciona como protagonista na mineração, especialmente em um momento em que o Brasil busca se alinhar às exigências globais por práticas minerárias mais sustentáveis, conectadas à transição energética e à redução da pegada de carbono. O encontro também reforçou o alinhamento entre as ações do Governo Federal e as iniciativas do Governo da Bahia, por meio da CBPM, para impulsionar o setor mineral como vetor de crescimento econômico e geração de emprego e renda.
“A parceria entre a CBPM e o MME é essencial para consolidar o papel do Brasil como um player global no fornecimento de minerais estratégicos, necessários para a transição energética em curso”, afirmou Carballal.