A fábrica da BYD em Camaçari vai iniciar neste primeiro semestre a produção de carros elétricos e prevê a criação de 2 mil vagas de emprego este mês de janeiro, 3 mil em maio e 5 mil em agosto. São 12 mil empregos previstos.
Nesta primeira fase, estão sendo preparados o galpão para a montagem dos carros no sistema SKD (Semi Knocked Down), a fábrica de inspeção final e as pistas de teste de velocidade.
Na segunda fase, que deve terminar até o fim do ano, serão construídas 28 novas edificações e dois pátios para a produção completa de veículos elétricos e híbridos.
Será a maior fábrica da BYD fora da China, com capacidade de produzir até 150 mil carros por ano na primeira fase de operação e 300 mil na segunda. A empresa já tem 150 concessionárias no país.
Para a Bahia, o mais importante é que a BYD anunciou o desenvolvimento de um motor flex, que vai equipar o híbrido Song Plus, que será fabricado na Bahia. O BYD Dolphin Mini, carro 100% elétrico, será o segundo modelo a ser montado aqui.
“Estamos entusiasmados em produzir no Brasil o primeiro SUV híbrido plug-in flex, uma inovação que combina tecnologia de ponta e sustentabilidade. O complexo de Camaçari posiciona o Nordeste como um polo estratégico de inovação”, afirmou Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD no Brasil, referindo-se ao Song, em nota.
Em dezembro, a BYD teve problemas com uma empresa terceirizada chinesa, a Jinjiang Group, que foi acusada pelo Ministério do Trabalho brasileiro de submeter 163 operários chineses trazidos para a obra a condições degradantes de trabalho. Mas, imediatamente, a BYD cortou relações com a empresa. Por conta disso, a primeira fase que estava prevista para terminar após o carnaval, pode atrasar um pouco, diz uma fonte ligadas às obras. Com informações do jornal O Globo.