quinta, 09 de janeiro de 2025
Euro 6.2228 Dólar 6.0432

GRUPO DE APOIO AO TURISTA DA GUARDA CIVIL AUMENTA AÇÕES NAS ÁREAS COM MAIOR FLUXO DE VISITANTES EM SALVADOR

VICTOR OLIVEIRA - 09/01/2025 13:30

Até o dia 23 de abril, são esperados no Porto de Salvador 110 cruzeiros oriundos de 15 destinos nacionais e internacionais, trazendo um total de 433.605 turistas para a capital baiana. Para garantir o suporte com informações, orientação e segurança para este e outros públicos que chegam à cidade neste período, o Grupo de Apoio ao Turista (GAT) da Guarda Civil Municipal (GCM) tem intensificado ações nas áreas mais propensas a receber turistas na cidade, como o corredor do porto ao Plano Inclinado Gonçalves.

As ações do GAT são um complemento ao programa ‘Pelô Seguro’, que ocorre ao longo de todo o ano em Salvador. Para esta alta estação, a quantidade de agentes engajados nas ações foi ampliada, além do reforço de duas viaturas e duas motocicletas. O grupo conta ainda com o reforço de outras unidades da Guarda Civil Municipal (GCM).

O GAT é uma unidade especializada em patrulhamento turístico, que atua justamente nos pontos de maior fluxo de visitantes da cidade, como o Centro Histórico, a região do Terminal Náutico, junto ao Porto de Salvador, e na Barra. “Durante a alta estação de cruzeiros, que iniciou no final de novembro, intensificamos as ações nessa região, que chamamos de corredor turístico, entre o local de desembarque dos turistas até o Centro Histórico de Salvador, abrangendo toda a região do Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, Terreiro de Jesus, e regiões próximas”, destaca Tiago Machado, supervisor do GAT.

Os agentes seguem também intensificando as ações nos ascensores, principal meio para os turistas acessarem a Cidade Alta, como os planos inclinados e os elevadores Lacerda e do Taboão. Entretanto, neste momento em que o Elevador Lacerda passa por uma requalificação, o fluxo está direcionado para o Plano Inclinado Gonçalves.

Além de atuar neste corredor turístico do Centro Histórico e Comércio, uma unidade fica dedicada à região da Barra, que também conta com unidades móveis, que realiza atuações pontuais também no Montserrat e na região da Igreja do Bonfim, entre outros pontos turísticos, de acordo com o fluxo de visitantes.

Atualmente, o GAT é composto por 86 agentes, distribuídos em plantões 24 horas, três viaturas e duas motocicletas, além do patrulhamento a pé nos pontos citados. Para atuar junto ao grande fluxo de visitantes na cidade, os agentes do GAT passam por uma formação inicial, voltada para o patrimônio histórico da cidade. Todos passam por aulas de inglês melhor servir aos turistas. “Além disso, temos em nossa base um serviço de informações turísticas com profissionais bilíngues que estão à disposição das pessoas durante o dia, prestando informações de segurança e informações”, informa Tiago Machado.

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.