O Banco do Nordeste (BNB) anunciou o financiamento de um projeto de irrigação com pivôs centrais no Oeste da Bahia, no valor de R$ 122,5 milhões. A iniciativa, contratada pela empresa Agrothathi Ltda no final de 2024, será executada na Fazenda Entre Rios, localizada no município de Correntina, a 166 km de Barreiras.
Com foco em inovação e tecnologia no agronegócio, a Agrothathi destinará o investimento para implementar cinco mil hectares de cultivo irrigado de soja, milho e algodão. A Fazenda Entre Rios, que tem mais de 20 mil hectares, receberá, além dos pivôs centrais, infraestrutura como poços de alta vazão, reservatórios e sistemas de energia fotovoltaica, visando eficiência e sustentabilidade.
Dados da Embrapa indicam que o extremo oeste da Bahia superou o noroeste de Minas Gerais, assumindo a liderança como maior polo de irrigação por pivôs centrais do Brasil. Até outubro de 2024, o país registrou uma expansão de quase 300 mil hectares irrigados desde a última análise em 2022, realizada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Segundo Redson Mamona, superintendente estadual em exercício do Banco do Nordeste, a região do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é referência em tecnologia no agronegócio. “O Matopiba é uma região pioneira na aplicação de alta tecnologia para o agronegócio e referência na produção nacional. O Banco do Nordeste, desde o início das produções no Oeste baiano, atua como agente indutor desse desenvolvimento, financiando uma agricultura cada vez mais inovadora e sustentável”, destacou Mamona.
Agrothathi e seu papel no agronegócio sustentável
Parte do conglomerado liderado por Chaim Zaher, reconhecido por sua atuação no setor educacional e no agronegócio, a Agrothathi une tecnologia, sustentabilidade e governança sob os princípios ESG (Ambiental, Social e Governança). Fundada em 2020, a empresa busca integrar atividades agrícolas com instituições de ensino e pesquisa, promovendo práticas inovadoras e sustentáveis.
Entre os planos futuros da Agrothathi estão a diversificação das operações na Fazenda Entre Rios, com foco em avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite e piscicultura. Além disso, há intenção de criar uma universidade especializada em agronegócio, combinando ensino teórico e prático.
O grupo educacional liderado por Zaher, que inclui instituições renomadas como a Maple Bear, Concept e Harven Agribusiness School, reforça a integração entre educação e agronegócio como um diferencial estratégico.
Foto: Agrothathi