quinta, 09 de janeiro de 2025
Euro 6.3331 Dólar 6.1452

FESTIVAL SOM DO SABOR TERÁ GRAFITAGEM AO VIVO; SAIBA MAIS

Matheus Souza - 08/01/2025 15:50

Além de muita música e gastronomia, o festival Som do Sabor, que acontecerá desta sexta (10) ao domingo (12), no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, terá grafitagem ao vivo, realizada por grandes artistas baianos. Mais do que apreciar, o público presente no evento poderá participar da produção das obras de Ananda Santana (Srt.as), Dimak e Nikol Carvalho, que serão expostas num grande painel.

A atividade acontecerá ao longo dos três dias do festival, iniciados sempre às 16h, e será aberta por Nikol. Atuante desde 2004, ele é considerado um dos melhores letristas brasileiros e já participou de eventos nacionais e internacionais. Seu trabalho é marcado pelo uso de cores em degradê e pela mescla dos estilos de letra da velha e nova escolas do grafite.

No sábado, será a vez de Ananda Santana, a Srt.as, uma das mulheres com maior tempo de atividade no grafite em Salvador. Bacharela interdisciplinar em Artes pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e técnica em Comunicação Visual, Srt.as busca, por meio de seu traço e estilo próprios, representar a feminilidade negra em seu trabalho, cujo reconhecimento a levou duas vezes à África, onde participou de palestras e exposições, e lhe possibilitou ilustrar peças publicitárias.

O domingo, terceiro e último dia de festival, terá Dimak, grafiteiro e tatuador originário da primeira geração de escritores de rua da capital baiana. Seja em muros e telas ou em peles, ele concentra suas produções na representatividade e ancestralidade negras e na cultura hip-hop, com uso predominante da cor preta.

“São três artistas com personalidades e expressividades únicas, que prometem tocar o público com exibições dignas de serem consideradas aulas”, garante o curador do Som do Sabor, o também grafiteiro Rangel Santana.

Outros atrativos

Fora o graffiti, o Som do Sabor terá, em todos os dias, shows de artistas da nova cena musical alternativa e de diversos gêneros, desde o rap até o neo soul, como a banda Àttooxxá, a cantora Melly e as bandas Afrocidade e Sambaiana. Haverá ainda batalhas de slam e MCs e de dança urbana, com premiação para os respectivos dois melhores colocados.

Outro atrativo do festival é a gastronomia, que trará oficinas culinárias com os chefs Kaywa Hilton, do Boia Restaurante e do Maré Praia do Forte; Pedro Meireles, do Fira Restaurante; e Peu Mesquita, do Lafayette e Vona. A fim de garantir energia para o público durante todo o evento, uma praça de alimentação colocará à venda comidas de rua típicas, como acarajé, beiju, cachorro-quente, pastel, coxinha e hambúrguer.

Confira a programação completa

Sexta (10): no primeiro dia, predominam o rap e o hip-hop. A programação será aberta por Aurea Semiséria, que convida Suh. Em seguida, sobe ao palco Zé Atunbí, ex-vocalista do Afrocidade. Depois, Yan Cloud convida Nininha. Após esse último show, haverá um intervalo de uma hora, devido a uma missa que será realizada na paróquia local. Na sequência, Melly encerra a noite.

Sábado (11): o segundo dia de música será aberto pelo pagotrap de Guedez, seguido por Ravi Lobo, que tem como convidada Bel4atriz; depois, Tiri convida Márcia Castro. Em seguida, haverá uma pausa nos shows, para que aconteçam as batalhas de dança urbana. Na sequência, a banda Afrocidade fecha as apresentações.

Domingo (12): o terceiro e último dia começa com as batalhas de MCs. Depois, é a vez da banda Àttooxxá. Para encerrar bem o festival, muito samba, com os grupos Suco de Bahia e Sambaiana.

O projeto tem patrocínio da Coca-Cola e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.