Fiéis já estão celebrando a tradicional Festa de Reis. O evento começou nesta sexta-feira, 3, e segue até a segunda-feira, 6, dia oficial da festa, que acontece na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Largo da Lapinha. Com o tema “Celebrando o Jubileu de Esperança, com os Santos Reis vamos ao encontro do nosso único Salvador”, os festejos terão uma programação especial, que conta com tríduo, desfile dos Ternos de Reis e Missas.
Nos primeiros três dias acontece o tríduo, com destaque para o domingo, 5, que, após a missa terá a bênção das casas e das barracas da festa, seguida do tradicional desfile dos Ternos de Reis pelas ruas da Lapinha. Já nesta segunda-feira, 6, dia solene, a programação será da seguinte forma:
Serviço
Mudança no trânsito
Para a realização da festa, o trânsito será alterado entre os bairros da Liberdade e Lapinha, entre o domingo até terça-feira, 7. Com o desfile dos Ternos de Reis, o trânsito será alterado no Largo da Lapinha, Largo da Soledade (retorno antes das barreiras de trânsito), e Estrada da Liberdade (até o Colégio Pirajá, retorno para o Largo da Lapinha).
Das 17h do domingo até 1h da terça será proibida a circulação e o estacionamento de veículos nas vias laterais à Praça da Lapinha. Também domingo e na segunda, a partir das 17h, o tráfego de veículos será interditado nas seguintes vias:
Haverá instalações de Barreiras Fixas (BF), a partir das 17h, no domingo e na segunda, nos seguintes pontos:
Os veículos que circulam pelo trecho interditado terão como opção de tráfego, no sentido Centro, a Rua Pero Vaz, Rua Doutor Eduardo Santos, Rua Conde de Porto Alegre, Largo do Tamarineiro, Rua Rodrigo de Menezes e Baixa de Quintas (Rua General Argolo / Estrada da Rainha).
Já no sentido Liberdade, os motoristas podem seguir pela Rua Emídio dos Santos, Ladeira da Soledade, Largo da Lapinha, Largo do Queimadinho, Rua Saldanha Marinho, Largo do Tamarineiro, Rua Conde de Porto Alegre, Rua Doutor Eduardo Santos, Rua Pero Vaz e Estrada da Liberdade.
O acesso aos residentes e/ou domiciliados nas vias interditadas será liberado mediante comprovação de endereço. O tráfego voltará à normalidade após a conclusão da limpeza da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).
Foto: Foto: Sara Gomes / Arquidiocese de Salvador