A partir deste ano, profissionais da área de saúde, como médicos, fisioterapeutas, dentistas e psicólogos, precisarão emitir seus recibos de pagamento por meio do sistema digital da Receita Federal. Essa mudança visa facilitar a dedução dos gastos com saúde na declaração do Imposto de Renda das pessoas físicas.
Embora o sistema estivesse disponível desde abril de 2024, seu uso não era obrigatório até então. Agora, os profissionais que emitem recibos como pessoas físicas devem adotar essa ferramenta.
De acordo com a Receita Federal, a medida ajudará a diminuir o número de declarações que caem na malha fina — situação em que há divergências entre as informações declaradas e os dados fornecidos por outras fontes.
Com a implementação do sistema digital, os pagamentos poderão ser verificados diretamente pelo aplicativo e, posteriormente, incluídos na declaração do Imposto de Renda. Isso elimina a necessidade de os pacientes e profissionais manterem os recibos em formato impresso.
Até o início de dezembro do ano passado, mais de 380 mil recibos digitais já haviam sido emitidos, totalizando mais de R$ 215 milhões em serviços de saúde prestados.
Foto: Freepik