Mais um mercado municipal, reformado e ampliado, foi entregue, nesta semana, pelo Governo do Estado da Bahia. Desta vez, população e feirantes de Caém, município localizado no território de identidade Piemonte da Diamantina, passaram a contar com um novo espaço estruturado para a comercialização de produtos, especialmente da agricultura familiar.
A feirante Edileide Oliveira, mais conhecida como Leide, ressaltou como era antes e o quanto precisava melhorar a estrutura, onde comercializa farinha, feijão e milho em grãos e moído. “A reforma foi muito bem feita e estamos trabalhando firmes para vencer”.
Para a feirante Jacione do Espírito Santo Pereira, conhecida como Jaci, que vende uma variedade de frutas e verduras no mercado, as melhorias no mercado e feira livre ajudaram a organizar a comercialização dos produtos locais. Ela falou sobre as expectativas com o novo espaço, onde trabalha com seus pais. “Eu vendo de tudo um pouco e a gente espera que melhorem ainda mais as vendas”.
Valdite Morais, agricultora e feirante há muitos anos no município, que cultiva uma variedade de frutas, temperos, verduras e hortaliças, na sua propriedade, e comercializa na feira livre, organizada dentro dessa nova estrutura do mercado, conta o quanto foi importante essa reforma e ampliação, trazendo mais conforto e dignidade para todas as pessoas que passam pelo mercado, seja feirantes ou consumidores. “Para mim, é ótimo poder estar trabalhando nessa estrutura e na sombra”.
A ação, executada por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Prefeitura Municipal, tem como principal objetivo impulsionar o comércio e a agricultura familiar do município, disponibilizando mais conforto e segurança a feirantes, comerciantes e consumidores, além de proporcionar um maior ordenamento e permitir a comercialização de produtos de forma segura e higiênica.
Foto: Gilson Barbosa/Ascom SDR