Após uma temporada aclamada pela crítica e pelo público em São Paulo, o espetáculo musical Amanhã Vai Ser Outro Dia chega a Salvador para uma única apresentação no CineTeatro 2 de Julho, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), no dia 4 de abril de 2025. Com texto da baiana Aline de Castro, que também interpreta a personagem Carolina, a peça enaltece o universo feminino de Chico Buarque, constantemente presente em suas canções.
No centro do palco, duas mulheres que se conhecem em uma cela de delegacia discutem as próprias vidas e o sistema carcerário feminino, emolduradas pelas canções do compositor. Carolina e Beatriz (vivida pela atriz Miranda Caê) são as protagonistas em cena. Os nomes das personagens homenageiam duas das icônicas canções de Chico – considerado um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB).
Beatriz é negra e carrega vivências marcantes de luta e dor. Carolina é branca e, aparentemente, dotada de privilégios e fragilidade. No encarceramento, as duas discutem suas histórias e enfrentam conflitos sociais, refletindo sobre as motivações e consequências dessa punição.
Estreia e temporada
‘Amanhã Vai Ser Outro Dia’ estreou no dia 9 de novembro de 2024, com temporada, durante todo o mês, no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo. O local carrega um forte simbolismo histórico, pois foi ali que, em 1968, atores, especialmente atrizes, foram espancados por grupos anticomunistas durante a encenação de ‘Roda Viva’, de Chico Buarque. O espetáculo foi um sucesso de público e crítica, com lotação em todas as apresentações.
Agora, partindo para a capital baiana, Salvador, o espetáculo terá uma apresentação única no CineTeatro 2 de Julho, do Irdeb. Os ingressos, que custam R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia), já estão à venda no Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/amanha-vai-ser-outro-dia-um-tributo-a-chico-buarque/2865552).
A equipe
Aline de Castro é atriz, cantora, escritora e produtora cultural. Soteropolitana radicada em São Paulo, é fundadora da Aline de Castro Produções e assina o texto do espetáculo. Atua no cenário artístico há 25 anos e reúne dezenas de espetáculos em seu currículo, incluindo shows, peças de teatro, teatro de improviso, publicidade e cinema. Reúne diversas experiências de atuação e cursos com nomes como: Márcio Meireles, Filinto Coelho, Fátima Toledo e Hamilton Oliveira.
Miranda Caê é artista, cantora, compositora e atriz. Possui formação em canto popular e regência coral, ambas pela Etec de Artes de São Paulo, e formação em teatro pelo Senac Santana.
Isabela Dias, responsável pela direção do espetáculo, é diretora, atriz, escritora e cineasta. Formada em teatro pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), é coautora e codiretora da websérie Você Está Aqui. Em 2024, dirigiu a websérie Daily e a peça Os Seminaristas.
Cândido, responsável pela direção musical e arranjos, é ator, músico, compositor e produtor musical. Com passagens por importantes instituições como Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Pracatum, o também soteropolitano tem mais de 18 espetáculos em seu currículo e é idealizador do Estúdio Cromo, que já produziu para artistas como Os Gilsons e Rachel Reis.
Ficha técnica
Texto: Aline de Castro
Direção: Isabela Dias
Elenco: Aline de Castro e Miranda Caê
Direção Musical e Arranjos: Cândido
Direção de Arte e Cenário: Claudia Chávez
Figurino: Nayara Andrade e Isabela Dias
Iluminação: Francisco Alves (PH)
Operação de Luz: Maria Carla Correia
Operação de Som: Cândido
Realização: Aline de Castro Produções