O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou homenagem ao ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, que faleceu neste domingo, 29, aos 100 anos. Em suas redes sociais, Lula destacou o legado de Carter como “amante da democracia e defensor da paz”.
Lula relembrou o papel do ex-presidente norte-americano na luta pela libertação de presos políticos durante a ditadura militar brasileira, na década de 1970. “Como ex-presidente, continuou militando pela promoção dos direitos humanos, pela paz e pela erradicação de doenças na África e na América Latina”, afirmou.
O presidente brasileiro também enfatizou a relevância do trabalho realizado por Carter após deixar o cargo. “Carter conseguiu a façanha de ter um trabalho como ex-presidente, ao longo de décadas, tão ou mais importante que o seu mandato na Casa Branca. Criticou ações militares unilaterais de superpotências e o uso de drones assassinos. Trabalhou junto com o Brasil na mediação de conflitos na Venezuela e na ajuda ao Haiti”, escreveu Lula.
Ao encerrar sua mensagem, Lula exaltou o ex-líder americano como “um nome que defendeu que a paz é a mais importante condição para o desenvolvimento”.
Foto: AFP / EVARISTO SA