Pular sete ondas pode ser pouco para a quantidade de promessas que a gente costuma fazer na virada do ano. Naquele mesmo momento em que os fogos de artifício estouram à meia-noite, todas as expectativas e metas renovam aquela esperança de uma nova chance e de que tudo vai dar certo. E a torcida é para que dê certo mesmo. Desafio, na verdade, é ver isso se transformar em realidade. Mas por que é tão difícil cumprir uma meta que prometemos toda vez que o ano vira?
“Na maioria das vezes, nós estabelecemos metas fora da realidade. A gente cria algo muito generalista sem se perguntar se a meta realmente se encaixa na nossa rotina, se cabe no nosso dia a dia ou condiz com quem a gente é. E aí o ano acontece, os afazeres, os trabalhos e nos perdemos nesse ideal que estabelecemos porque nós não fomos honestos lá atrás. Determinamos algo muito grande e inalcançável”, afirma a psicóloga e autora do livro ‘Quantas vezes você já tentou mudar esse ano?’ (SobreGentes, 2024), Iana M. Diniz.
Expectativas pouco realistas em relação à jornada trazem também aquela frustração e aí não vai demorar muito para adiar a meta e até mesmo, desistir dela. “Todos nós temos uma leve tendência ao perfeccionismo – alguns mais, outros menos. A gente quer alcançar logo o ideal, mas não quer construir a mudança. Porém, são os passos pequenos que vão construindo a nossa relação de autoconfiança, a sensação de vitória”. ” A gente quer alcançar logo o ideal, mas não quer construir a mudança ”
Alguém pode dizer que vai arrumar um novo emprego ou que vai voltar para a academia, a partir de 1 de janeiro. É muito mais sobre uma meta leve e alcançável do que uma promessa quebrada e frustrante. Uma meta muito grande e generalista precisa ser destrinchada em pequenas metas para realmente conseguir sentir, aos poucos, a sensação de evolução.
“O cumprimento de uma meta pode e deve ser de uma forma leve. É possível, sim, conquistar nossos objetivos sem essa sensação de dificuldade. É justamente através desses pequenos passos, das pequenas vitórias no dia a dia. Escolhe uma coisa só, não fica querendo abraçar tudo de uma vez, não”, diz a especialista. Confira agora mais cinco conselhos para tornar suas metas possíveis no ano que vem.
2.Tudo no seu tempo – Dentro da área que escolheu, defina pequenas metas que você consiga encaixar na sua rotina, no seu ritmo, coisas que sejam realmente viáveis.
(Correio)
Crédito: Shutterstock