Em entrevista ao Jornal A Tarde, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues afirmou que a Bahia assumiu a liderança na geração de energia eólica no país e trabalha forte para que empregos sejam gerados em todos os cantos do estado.
“A Bahia já desponta como maior produtor de energia eólica, energia solar. Daqui a pouco, Hidrogênio Verde, a chegada de indústria na área da energia eólica, na área de automóveis elétricos, como é o caso da BYD, tudo isso dá a gente um conforto de que nós estamos sim fazendo aquela parceria forte para que a economia nos ajude, a gente ajude a economia. A Bahia se destacou na geração de emprego esse último ano e queremos interiorizar isso, queremos muito que cada canto da Bahia possa ter uma política forte conosco, com os prefeitos, prefeitas, para garantirmos que os empregos sejam gerados em cada canto desse estado”, disse.
A Bahia registrou um aumento de 27,8% na geração de empregos formais no acumulado dos últimos 12 meses (outubro de 2023 a setembro de 2024), totalizando o saldo ajustado de 90.838 empregos no período. Considerando apenas o mês de setembro, o saldo positivo foi de 14.888 novos empregos com carteira assinada, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O setor de serviços, mais uma vez, liderou a geração de empregos no estado, representando 51,3% (ou 7.634) do saldo total. O número de ocupações geradas pelo setor é 82,3% maior em relação ao mesmo mês do ano passado. O Comércio ficou em segunda lugar com 22,2% (ou 3.301) do saldo total no mês. Em seguida, a Construção Civil com a participação de 14,6% (ou 2.167). A Indústria apresentou um saldo de 1.847 novos empregos. No mesmo mês do ano passado, o setor havia apresentado um saldo negativo de 384 vagas. O único setor com saldo negativo foi a Agropecuária (-63 empregos) em setembro de 2024.
Foto: Adriel Francisco/ Divulgação