A VLI apresentou uma proposta para que a FCA – Ferrovia Centro-Atlântica continue operando o trecho Corinto-Aratu em um novo formato, caso seja aprovada a renovação antecipada da ferrovia. Segundo a VLI a proposta prevê a troca de trilhos e de dormentes, mas o governo quer mais que isso.
Antes a VLI pretendia devolver o corredor ferroviário Minas – Bahia, por considerar que o volume de cargas transportadas são deficitárias, tornando a operação inviável.
O secretário de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, disse que a proposta da VLI inclui investimentos no trecho Corinto-Aratu.
“A operação atual [no trecho] é muito ineficiente. A gente vai transformar a ferrovia em uma outra solução logística mais potente. Estamos discutindo em como vamos operacionalizar isso, mas já temos uma proposta da empresa de continuar Minas-Bahia, investindo pesado no trecho”, afirmou Leonardo Ribeiro à CNN.
Em nota, a empresa informou que avalia com o governo detalhes técnicos para o trecho poder integrar a malha renovada de forma sustentável.
“A aplicação dos valores que compõem essa proposta para modernização dos trechos ainda será validada pelo poder público”, diz a VLI em nota.
“Já finalizamos a audiência pública. Estamos discutindo as alternativas e nós teremos no primeiro bimestre do ano que vem o envio da renovação para o Tribunal de Contas da União. Já acredito que assinaremos o contrato no que vem da renovação por mais 30 anos da ferrovia FCA”, disse o secretário. Com informações da CNN.