As expectativas do setor de turismo em Salvador estão altas. Durante o verão, o número de visitantes deve superar o registrado em 2020, antes da pandemia. A previsão também é boa para a virada do ano, quando a taxa de ocupação dos hotéis deve chegar a 95%. É o que indica a projeção da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-BA). Uma busca na plataforma de viagens Booking.com indica que 73% das hospedagens para o período entre os dias 30 de dezembro e 2 de janeiro já foram reservadas em Salvador. Para Wilson Spagnol, presidente da associação, a alta do dólar deve influenciar positivamente na vinda de turistas para a cidade.
Com a moeda estrangeira mais cara, é esperado que os viajantes escolham visitar destinos nacionais. Um levantamento divulgado pela prefeitura de Salvador aponta que a cidade é a 2º mais procurada para viagens de fim de ano no Brasil. “Acreditamos que a ocupação deve chegar a 95% nos hotéis que ficam próximos às áreas turísticas e de lazer. A expectativa é muito boa. O cenário é favorável, inclusive pela alta do dólar, que cria uma demanda imediata para o turismo interno”, avalia Wilson Spagnol, da ABIH-BA.
Durante a virada do ano, as diárias podem ficar até 200% mais caras, segundo o presidente. O custo médio de hospedagens em Salvador fica entre R$300 e R$2,5 mil. Apesar da boa projeção, empresários avaliam que o setor estaria ainda mais aquecido se não fosse um obstáculo: os preços das passagens aéreas.
As passagens ficaram ainda mais caras no final do ano, com alta de 22,65%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro, divulgado no último dia 10. O aumento de preço influenciou a inflação geral do país, que registrou alta de 0,39%. Em relação a outubro, teve queda de 0,17 ponto percentual. “Nesse mesmo período do ano passado, nós já estávamos com o hotel lotado. Neste ano, ainda temos alguns disponíveis. As passagens aéreas estão muito caras, e esta tem sido a maior dificultade”, avalia Maurício Lemos, um dos gerentes do Monte Pascoal Praia Hotel, localizado na Barra.
Mesmo assim, hotéis da cidade estão praticamente lotados durante os dias 30 de dezembro e 2 de janeiro. É o que indica uma pesquisa na plataforma Booking.com. Segundo a agência de viagens, Vila Galé (Ondina), Intercity (Caminho das Árvores) e Catussaba (Stella Maris) são alguns dos que têm poucas opções disponíveis para o período.
Imagem de Engin Akyurt por Pixabay