A indústria de transformação no Brasil registrou o crescimento de 18% no faturamento de 2024, segundo dados divulgados pelos Indicadores Industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O destaque foi o mês de outubro, que obteve o avanço de 3,1%.
Desta forma, no acumulado de janeiro a outubro, o setor registrou o aumento de 17,8% em comparação com o mesmo período de 2023. Segundo o site Pástico Virtual, o resultado reflete a maior demanda por produtos industriais, que teria impulsionado a produção e, consequentemente, gerado mais empregos.
Além disso, o setor teve um aumento de 0,7% de horas trabalhadas, entre setembro e outubro. O número equivale a um crescimento de 4,3% no acumulado de 2024.
No entanto, apesar do crescimento, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) do setor teve uma leve queda de 0,3 ponto percentual entre setembro e outubro, ficando em 79,4%. Apesar da queda, o número foi superior ao registrado em outubro de 2023, o que significa que, mesmo com o recuo, a produção continua a operar em níveis elevados.
Já em relação a emprego, a indústria teve um aumento de 0,1% em outubro, marcando o 13º mês consecutivo de crescimento no número de postos de trabalho. Até outubro de 2024, o setor industrial registrou um aumento de 2,1% no número de empregos em comparação com o mesmo período do ano passado.
Em relação à massa salarial e ao rendimento médio, os dois permaneceram estáveis, com uma queda de apenas0,2% em outubro. Porém, no acumulado de 2024, a massa salarial subiu 3%, e o rendimento médio aumentou 0,9%.
Foto: Divulgação/ Tecon Salvador