A partir das 10h desta segunda-feira (23), contribuintes poderão consultar o lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de dezembro de 2024 no site da Receita Federal. O crédito bancário, no valor total de R$ 448,9 milhões, será depositado em 30 de dezembro para 144.225 contribuintes.
Desse montante, R$ 290,8 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal, incluindo:
Outros 64.089 contribuintes não prioritários que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram pela restituição via PIX também serão contemplados, além de 31.126 contribuintes não prioritários em outras situações. Um grupo de 7.435 pessoas do Rio Grande do Sul foi incluído devido à calamidade pública decretada no estado.
Para consultar a restituição, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda”, seguido de “Consultar a Restituição”. É possível verificar pendências e corrigir erros através da retificação da declaração no e-CAC.
O lote residual contempla contribuintes que não foram incluídos nos lotes anteriores, mas que têm direito ao valor após análise da Receita.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil