Você sabia o dia mais longo do ano no Hemisfério Sul sempre cai em dezembro? Em 2024, este evento, conhecido como solstício de verão, acontece hoje, dia 21 de dezembro. O fenômeno, influenciado pela astronomia e pelo início da estação mais quente do ano, como o próprio nome sugere, indica o momento exato em que o sol atinge o ponto mais alto no céu e a distância máxima em relação aos pontos cardeais leste e oeste.
Quando isso acontece em dezembro, a posição do Hemisfério Sul em relação ao astro favorece a entrada das radiações solares, permitindo que o dia fique iluminado por mais tempo. “Quem mora no Sudeste, no Sul e nas áreas mais ao sul do Centro-Oeste no Brasil, percebe que o sol está nascendo mais cedo e se pondo mais tarde. Os dias são mais longos. São mais horas de sol para esquentar o ar e manter as temperaturas elevadas”, informa a Climatempo.
Enquanto isso, quem está acima da linha passa pelo fenômeno oposto, o solstício de inverno. Em junho, a situação inverte: pela posição do planeta, são os países do Hemisfério Norte que dão boas-vindas ao verão, e os do Sul ao inverno. Neste período, no Brasil, os dias são mais curtos e as noites mais longas.(G1)
Foto: Canva/ Creative Commoms