De acordo com a pesquisa TIM Ads, embora as lojas físicas continuem sendo a preferência para 45% dos respondentes, o número é inferior ao registrado no mesmo período em 2023 (57%). O levantamento aponta que a queda pode indicar um crescimento das compras online ou uma maior diversificação nos canais de compra.
Para o educador financeiro e consultor econômico Raphael Carneiro, a diminuição das compras de Natal em lojas físicas é uma tendência que não deve recuar. “Há comodidade e preços melhores nas lojas digitais e mercados online. É muito mais prático fazer compras e elas chegarem em casa. Ainda, podem entrar na equação outras questões, como segurança e trânsito. Ao comprar online, as pessoas conseguem evitar shoppings e ruas mais cheias”, aponta.
Segundo o especialista, na mesma medida em que há praticidade, também é preciso se atentar com as possíveis fraudes. “As pessoas precisam tomar cuidado quanto ao lugar onde vai fazer essas compras e cuidados com a gestão financeira, no sentido de saber o que pode fazer e evitar comprar parcelado sem planejar, para não começar 2025 endividado”, alerta.(Correio)
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