Iniciada em 2024, para reforçar a interação entre as entidades no atendimento às demandas de indústria, o modelo de atuação articulada é um dos principais focos do Sistema FIEB para 2025 e será ampliado para mais regiões do estado. Adotado inicialmente nas unidades das regiões sul, extremo sul e sudoeste da Bahia, a previsão é de que o modelo articulado seja agora levado para as regiões norte, nordeste e oeste da Bahia.
O modelo articulado tem como principal objetivo promover o atendimento integrado, de forma que as empresas industriais possam conhecer e ter acesso a todos os serviços e soluções que estão disponíveis nas entidades.
Uma destas ações articuladas é a oferta da Educação de Jovens e Adultos – a EJA Profissionalizante. Em 2024, os Polos de EJA na capital baiana e no interior do estado passaram a oferecer elevação de escolaridade e de conclusão dos estudos alinhados à qualificação profissional voltada para o mercado de trabalho.
INTERIORIZAÇÃO
A política de interiorização do Sistema FIEB se mantém em 2025 com a ampliação da presença das entidades no interior. São investimentos na construção, ampliação e requalificação de unidades do SESI e SENAI. Feira de Santana, Alagoinhas, Jequié, Guanambi e Senhor do Bomfim são as que receberão os maiores investimentos. Em Salvador e região metropolitana, além da unidade do SESI de Itapagipe, Lauro de Freitas e Candeias são os principais investimentos no próximo ano.
Foto: Fernando Vivas/GOVBA