A MicroStrategy Inc., empresa de software da era das pontocom que se transformou em uma aposta alavancada no bitcoin, está se juntando ao índice Nasdaq 100, conforme anunciado na sexta-feira pelos supervisores do índice. As empresas de software Palantir Technologies Inc. e Axon Enterprise Inc., fabricante de Tasers e câmeras corporais para policiais, também serão adicionadas. Por outro lado, Illumina Inc., Super Micro Computer Inc. e Moderna Inc. serão removidas do Nasdaq 100. As mudanças passarão a valer antes da abertura do mercado na segunda-feira, 23 de dezembro.
A decisão de adicionar a MicroStrategy, anunciada na sexta-feira à noite pelo Nasdaq Global Indexes, representa um importante reconhecimento institucional para seu polêmico fundador, Michael Saylor. Sua abordagem não convencional em Wall Street impulsionou um rali de 500% nas ações da empresa este ano, tornando-o um ícone para os entusiastas do bitcoin. A empresa, que começou há mais de três décadas como fabricante de software de análise empresarial, ganhou notoriedade e muito mais valor desde que começou a acumular bitcoin de forma agressiva em 2020.
Os ganhos médios de mais de 40% nos últimos três meses elevaram o valor de mercado da empresa para quase US$ 100 bilhões, mais do que cerca de metade dos membros do Nasdaq 100, satisfazendo um pré-requisito essencial para a inclusão. No entanto, esse aumento veio acompanhado de extrema volatilidade — as ações oscilaram cerca de cinco vezes mais do que o índice Nasdaq no período —, característica que pode adicionar turbulência ao próprio índice, dado o peso que ela terá. “Adicionar a MicroStrategy oferece a possibilidade de um aumento real na volatilidade. Não apenas é a mais volátil dos novos membros — a Palantir também não fica muito atrás —, mas é essencialmente uma aposta alavancada no bitcoin”, afirmou Steve Sosnick, estrategista-chefe da Interactive Brokers. “Considere ainda que o bitcoin tem alta correlação com o Nasdaq 100, mas com maior volatilidade.”
As ações da empresa, sediada em Tysons Corner, Virgínia, tornaram-se uma grande história de investimento este ano, disparando mais de 500% com a aceleração de um plano pouco convencional de levantar capital exclusivamente para comprar e manter a criptomoeda. Nos últimos cinco meses, a empresa anunciou aquisições de bilhões de dólares em bitcoin todas as segundas-feiras, acompanhando a valorização do token — o que gerou questionamentos em alguns círculos sobre a sustentabilidade dessa estratégia. (InvestNews)
Imagem de Pexels por Pixabay