A partir desta terça-feira (17), a Arena Fonte Nova, localizada em Salvador, será palco para mostras e performances de diferentes áreas do conhecimento desenvolvidas por estudantes da rede estadual dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Trata-se do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, que segue até o dia 19 de dezembro, com uma programação focada no protagonismo e troca de experiências entre os cerca de 5 mil participantes, incluindo também professores e gestores escolares. A abertura oficial acontecerá às 15h30 e terá a participação do Coral Caravana Cetep Sertão Produtivo, de Euclides da Cunha.
O primeiro dia do evento contará com atividades distribuídas por diferentes pontos da Arena. No espaço “Cine Prove”, por exemplo, às 10h, haverá uma oficina de marketing digital para jovens empreendedores; no Palco EEBA, também às 10h, serão realizadas apresentações do projeto Dança Estudantil (Dance); no espaço “Arte de Rua”, às 12h, haverá a atividade “Paredão + experiência Jamaica + grafite”. Já no auditório da Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (FECIBA), às 9h30, serão realizadas palestras, a exemplo do tema “Iniciação científica, primeiros passos para novas descobertas”. Já no “Espaço Maker”, às 9h, o público poderá conferir as apresentações dos projetos científicos da Feciba, Seminários Territoriais e Educa Mais. A programação completa pode ser acessada no Portal da Educação, através do endereço (https://www.educacao.ba.gov.br/).
Sobre o evento – O encontro, que este ano tem como tema “Arte, ciência e democracia: caminhos para a sustentabilidade” vai dar visibilidade a projetos estruturantes das unidades escolares da rede estadual apresentados em feiras literárias, mostras científicas, visitas técnicas, performances artísticas, estações do saber e conexões em mídia e TV, entre outros. Destacam-se, ainda, trabalhos voltados ao desenvolvimento de tecnologias sociais, às encenações de arte dramática e às apresentações de dança, música e atividades desportivas que qualificam o tempo formativo e o currículo escolar, bem como potencializam a aprendizagem dos estudantes.
O evento é gratuito e aberto ao público, que poderá acessar o local pela Ladeira da Fonte das Pedras.
Foto: Ilustrativa Pau Viola