Considerando que as cozinhas comunitárias desempenham importante papel para garantir alimentação saudável e acessível à população, especialmente em áreas carentes, o deputado municipalista Hassan (PP) solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues e ao diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, Jeandro Ribeiro, a aquisição de equipamentos para a cozinha comunitária de Ubaíra, em especial o ‘Kit Padaria Padrão CAR’. Ao justificar sua solicitação, o parlamentar explicou que “a aquisição desses equipamentos é essencial para promover a segurança alimentar e o desenvolvimento local”.
O pedido do deputado, através de indicação protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), detalha que a aquisição do ‘Kit Padaria Padrão CAR’ reveste-se de grande importância, pois será destinado a assegurar o funcionamento do espaço da Cozinha Comunitária, que atuará na produção de alimentos de panificação do derivado da banana, mandioca, cacau e outros produtos da agricultura familiar.
O parlamentar frisa que “além de proporcionar segurança alimentar, a Cozinha Comunitária vai fomentar a geração de empregos e renda, bem como o fortalecimento das famílias do campo”. Dessa forma, diz o autor da indicação, “o associativismo será estimulado, favorecendo a participação de famílias vulneráveis na produção de alimentos e a utilização da matéria-prima da agricultura familiar, impulsionando a economia local”.
O deputado Hassan pontua que “com instalações bem equipadas a cozinha comunitária poderá oferecer cursos e workshops, capacitando a população e incentivando o empreendedorismo”. Ele compreende que “ao investirmos na infraestrutura da cozinha comunitária, não apenas atendemos a demanda imediata por segurança alimentar, mas também plantamos sementes para um futuro mais próspero e sustentável para todos os habitantes de Ubaíra”, concluindo que “com equipamentos modernos e eficientes, a cozinha poderá implementar técnicas de conservação e aproveitamento integral dos alimentos, diminuindo significativamente o descarte”.
Essa abordagem sustentável não só otimiza recursos, mas também serve como modelo educacional para a comunidade, incentivando práticas responsáveis que podem ser replicadas nos lares e outras instituições locais. Além disso, também será atendida a rede escolar em tempo integral, vez que será possível maximizar as garantias de refeições saudáveis às crianças e adolescentes da rede pública de ensino.
Foto – Euro Amâncio