Estudantes de sete escolas públicas dos territórios do Recôncavo e do Litoral Norte e Agreste Baiano participarão, na próxima quarta-feira, 18, da grande final do concurso do projeto de Iniciação à Robótica da Bracell. A iniciativa busca estimular o desenvolvimento de práticas de robótica educacional alinhadas aos conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental aplicados ao cotidiano. O evento de premiação, que elegerá o melhor projeto elaborado pelos alunos, ocorrerá no Centro de Vivência da Bracell, na rua Dr. José Tiago Correia, s/n, Alagoinhas Velha, em Alagoinhas.
Dentre os projetos concebidos pelos estudantes, ao longo de quatro meses de aprendizado, estão o “Sistema de irrigação automatizado”, feito por alunos do 7⁰ ano do Escola Municipal Professora Maria Alves Pimenta Batista, em Entre Rios; o “Sistema de alerta de incêndio”, desenvolvido pelos estudantes do 5º ano do Escola Municipal Rômulo Galvão, em Catu; e o “Sistema de reutilização de água de chuva”, elaborado por alunos do 3⁰ e 4⁰ anos do Escola Municipal Ananias de Moura Requião, em Santo Amaro (confira todos os concorrentes abaixo).
“A cerimônia de premiação será um momento para celebrar as conquistas e o empenho desses estudantes, bem como de todo o corpo docente, no desenvolvimento de projetos sustentáveis. Com o uso do conhecimento de robótica, eles elaboraram soluções práticas para o dia a dia. Além disso, o evento será uma oportunidade de valorizar ainda mais o compartilhamento de conhecimento e o papel da educação na formação de uma nova geração conectada à tecnologia”, afirma Cíntia Liberato de Mattos, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Bracell para o Nordeste.
Ela acrescenta que o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto de Iniciação à Robótica – parte do Ecomunidade, iniciativa do Bracell Social que capacita moradores das comunidades da região de atuação da empresa para atuarem como ecoagentes – tem como objetivo orientar, monitorar e prover suporte para a aplicação de práticas de robótica educacional por meio de ferramentas tecnológicas. O projeto desenvolve nos estudantes a capacidade de elaborar conceitos e propor soluções para desafios cotidianos em ambientes escolares e na comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos.
Na edição de 2024, o projeto Iniciação à Robótica – que existe desde 2021 e já beneficiou 162 estudantes – foi realizado em parceria com a Código Kid Alagoinhas – Escola de Robótica e Programação. Durante a formação, foram oferecidas oficinas práticas para a produção de projetos e a criação de dispositivos e sistemas robóticos com abordagens voltadas para questões socioambientais e de sustentabilidade.
>> ESCOLAS E PROJETOS FINALISTAS:
Escola Municipal Alaíde Santana Santos
Escola Municipal Professora Maria Alves Pimenta Batista
Escola Municipal Rômulo Galvão
Escola Municipal Professora Carminha
Escola Municipal Josiane Santos da Conceição
Escola Municipal Ananias de Moura Requião
Escola Municipal Angelina Garcia Avenas
Sobre o Bracell Social
O Bracell Social é o braço de investimento social da Bracell, guiado por três pilares fundamentais: educação, empoderamento e bem-estar. A iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde a multinacional atua. Por meio de 23 iniciativas distribuídas nas três vertentes, a Bracell fortalece práticas educacionais e ambientais, conta com ações de capacitação, empreendedorismo e geração de renda, além de iniciativas de promoção à saúde, cidadania e cultura.