Quem está em busca de presentes de fim de ano, que fogem do óbvio, carregam significado e valorizam a cultura local vai encontrar na 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, o destino perfeito. No Parque Costa Azul, em Salvador, a Feira, que acontece até este domingo (15/12), reúne produtos que incluem desde artesanato até delícias gastronômicas, com opções para todos os gostos e estilos, diretamente das mãos de quem faz.
Para quem quer presentear, com acessórios cheios de charme e história, os estandes da Feira são uma ótima opção. A professora Jandira Barbosa ficou encantada com os colares, pulseiras e anéis que encontrou. “Essas peças têm um toque único, dá pra sentir a energia do artesanato feito com tanto cuidado. São presentes que carregam a essência da Bahia”.
Já a estudante Samaia Santa Rita apostou em produtos indígenas para seus presentes de fim de ano. Cocares, biojoias e peças feitas com sementes e palha fizeram seus olhos brilharem. “É incrível saber que estou levando um pouco da cultura dos povos originários para quem eu amo. São peças que contam histórias”.
Doce presente de dar água na boca
Para a auxiliar de Necropsia, Luciele Souza, os chocolates da agricultura familiar foram a escolha certa. “É impossível resistir aos chocolates do Sul da Bahia. São sofisticados, deliciosos e têm uma qualidade que impressiona. É o presente perfeito para adoçar o Natal de qualquer pessoa.”
Variedade para todos os gostos
Além desses itens, a Feira, que também conta com a realização da III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, trazendo produtos de todos os estados da região Nordeste, oferece uma infinidade de opções: geleias de frutas típicas, cachaças artesanais, licores, biscoitos, queijos especiais, frutas desidratadas e liofilizadas e até artesanatos sustentáveis. Cada produto é uma expressão da riqueza e diversidade da agricultura familiar baiana e do Nordeste.
Fotos: Fabrício Rocha/Divulgação