Em fase final de desenvolvimento do projeto que resultará em um investimento de mais de 5 bilhões de dólares no Estado da Bahia, a Brazil Iron apresentou, nesta quinta-feira (12), o novo projeto da companhia inglesa para os municípios de Piatã, Abaíra e Jussiape, na região da Chapada Diamantina. O evento, realizado com o apoio da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador.
Estiveram presentes no evento o presidente da CBPM, Henrique Carballal, o vice-presidente, Carlos Borel, além dos demais diretores da companhia. O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, também assistiu à apresentação realizada pelo vice-presidente de Relações Institucionais da Brazil Iron, Emerson Souza.
Novo projeto
Na ocasião, o representante da Brazil Iron apresentou informações sobre o novo projeto da companhia, que prevê o beneficiamento de minério de ferro, construção de ramal ferroviário e instalação de plantas siderúrgicas no território baiano. O planejamento terá como resultado a produção de HBI (sigla inglesa para ferro briquetado a quente), tido hoje como a principal solução mundial para a descarbonização da indústria e produção de aço verde.
De acordo com Souza, o objetivo da Brazil Iron com a iniciativa é buscar orientações das entidades baianas para contribuir com o desenvolvimento do Estado da Bahia. “Um dos efeitos imediatos da entrada da CBPM e do Governo do Estado como parceiros nesse projeto é buscarmos a máxima transparência com todos os setores da sociedade. Dado o impacto que essa implementação terá na economia baiana, nada mais lógico do que realizar essa conversa na FIEB”, informou. “Queremos não só mostrar o que vem pela frente, mas também aprender com a sabedoria, experiência e conhecimento de quem é daqui e conhece a forma mais correta e efetiva de contribuir com o desenvolvimento da Bahia”, completou o vice-presidente de Relações Institucionais.
Desenvolvimento socioeconômico
O presidente da CBPM destacou a importância do novo projeto desenvolvido pela subsidiária nacional de capital estrangeiro para o desenvolvimento socioeconômico para o Estado da Bahia. “Hoje é um dia importante para o desenvolvimento econômico da Bahia em que a Brazil Iron, em parceria com a CBPM, apresenta o projeto não só para a FIEB, mas também para o Banco do Nordeste, Desenbahia, Sebrae e outras corporações, com o objetivo de preparar as empresas da Bahia, a indústria, os serviços e o comércio, no sentido de que o desenvolvimento de um projeto desta magnitude traz de benefício para o povo baiano”, destacou Carballal. “Nós estamos satisfeitos e entendemos que nós precisamos preparar a Bahia para esses grandes empreendimentos que a CBPM está conseguindo prospectar”, emendou o presidente da CBPM.
Reforço à mineração baiana
Para o presidente da FIEB, além do valor de investimento, o novo projeto da Brazil Iron tem um impacto muito forte, pois cria uma perspectiva de desconcentração econômica do estado e reforça um setor que a Bahia vem trabalhando muito, que é o setor de mineração. “Dentro do viés trazido e apoiado pelo Governo do Estado, de que o extrativismo seja combinado com a industrialização do minério, ao invés de apenas exportarmos commodities estaremos também transformando esses minerais em produtos. Isso gera mais renda local e emprego, gera oportunidade”, explicou Passos.
Foto: Wilson Sabadin/Coperphoto/ Sistema FIEB