Preservação e acesso à memória da cidade. Esse é o mote para o início de um novo capítulo na preservação da história da capital baiana com a reabertura ao público do Arquivo Público de Salvador. O edifício moderno de 12 andares abriga um acervo rico e diversificado, com mais de 5 milhões de documentos que datam do século XVI até os dias atuais.
Para enriquecer este momento, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) realizam uma série de atividades nos dias 12 e 13 de dezembro de 2024, com o objetivo de destacar a importância do novo espaço e sua missão de garantir o acesso e a preservação da memória de Salvador, da Bahia e do Brasil.
O Arquivo reúne uma vasta coleção de documentos textuais, audiovisuais, iconográficos e cartográficos, tornando-se um centro de pesquisa essencial sobre a formação de Salvador, a primeira capital do Brasil, e o desenvolvimento sociocultural da cidade.
A programação do evento inclui visitas guiadas ao Arquivo, palestras e rodas de conversa com especialistas sobre temas como a construção do conhecimento a partir do acervo e a importância da preservação da memória afro-brasileira. Pesquisadores, historiadores, arquivistas, bibliotecários, educadores, estudantes e o público em geral interessados em participar podem realizar a inscrição prévia e gratuita através do link (clique aqui).
Programação
1º DIA – 12/12/2024
Manhã:
Visita Guiada Conhecendo o Arquivo
9h – 10h30: 1º Grupo (Até 15 pessoas)
10h30 – 12h: 2º Grupo (Até 15 pessoas)
Tarde:
14h às 15h30 – Palestra: “Salvador em Registros: Construindo Conhecimento e Memória com o Acervo do Arquivo Público de Salvador”
Palestrantes:
Ana Fernandes – Arquiteta e Urbanista, profª. Drª. da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA, responsável por coordenar a organização do acervo do EPUCS, primeiro escritório de urbanismo de Salvador;
Pablo Sotyuo – Prof. Dr. da Faculdade Música da UFBA, pesquisador em documentos musicográficos, estudou o acervo de partituras do Arquivo Público de Salvador;
Valber Carvalho – Jornalista e escritor, utilizou fontes do Arquivo Público de Salvador em suas obras sobre a vida de Irmã Dulce
2º DIA – 13/12/2024
Manhã:
Visita Guiada Conhecendo o Arquivo
9h – 10h30: 1º Grupo (Até 15 pessoas)
10h30 – 12h: 2º Grupo (Até 15 pessoas)
Tarde:
14h às 15h30 – Roda de Conversa: “Memória e Identidade: A Presença e o Legado da População Negra nos Registros do Arquivo Público de Salvador”
Palestrantes:
Cândido Domingues – Historiador e professor universitário, pesquisou o tráfico de escravizados com base em documentos do Arquivo Público de Salvador;
Lisa Castillo – Professora e pesquisadora, explorou a cultura negra a partir dos acervos do Arquivo Público de Salvador;
Vinícius Bonifácio – Historiador e pesquisador, contribuiu para a implantação da Casa das Histórias de Salvador, com foco na expografia do espaço.
Foto: Janalysson Dias