O empresário José Marcos Moura, conhecido como o “Rei do Lixo”, foi a maior surpresa entre os presos da Operação Overclean, que visa desarticular um esquema de fraudes licitatórios e desvio de recursos públicos, deflagrada nesta terça-feira (10).
Moura teria papel de liderança no esquema criminoso, junto com Alex Parente. O empresário é suspeito de atuar na prospecção de contratos, “com a cooptação de servidores mediante o pagamento de propina”. Ele teria “facilidade de trânsito com os agentes públicos, dentre eles o secretário de Educação do Município de Salvador”.
Moura é muito conhecido na sociedade baiana, proprietário da empresa da MM Consultoria Construções e Serviços, especializada em serviços de limpeza urbana e que ganhou várias consultorias em prefeitura da Bahia, inclusive Salvador, e outro estados. A empresa dele também é alvo das buscas feitas pelos policiais federais. Além dele, empresários, servidores públicos e até um vereador eleito foram presos. Na Bahia, os presos foram os seguintes:
Alex Rezende Parente
Suposto líder da organização criminosa, responsável por coordenar a execução das fraudes em licitações, Alex é sócio-proprietário das empresas Allpha Pavimentações e Serviços de Construções Ltda., Larclean Ambiental, Rezende Serviços Administrativos Ltda., FAP Participações Ltda., e Qualymulti Serviços EIRELI – ME. Ele é suspeito de fraudar licitações com o setor público.
Fabio Rezende Parente
Irmão de Alex, Fábio era o executor financeiro da organização, realizando as transferências bancárias e os pagamentos de propinas e sócio de várias empresas.
Lucas Maciel Lobão Vieira
Ex-coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas na Bahia (DNOCS), era o gerenciador dos contratos firmados pela Allpha Pavimentações com o setor público. Descrito como mais um integrante do “núcleo central da organização”.
Francisco Manoel do Nascimento Neto, eleito vereador para o mandato 2025-2028 em Campo Formoso, pelo partido União Brasil, e primo do deputado Elmar Nascimento (União-BA). Antes de ser preso, Francisco tentou se livrar de dinheiro em espécie que mantinha em casa.
Flávio Henrique de Lacerda Pimenta, exonerado pela Prefeitura era ex-diretor geral da Secretaria Municipal de Educação (Smed) da capital baiana. Ele é suspeito de favorecer Alex Parente em uma licitação.
Kaliane Lomanto Bastos, coordenadora de Projetos, Execução e Controle na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Jequié.
Orlando Santos Ribeiro, secretário de Governo de Itapetinga.
Diego Queiroz Rodrigues vereador do município de Itapetinga na legislatura 2017-2020 e voltou a se eleger para o cargo neste ano.
Geraldo Guedes de Santana Filho, Clebson Cruz de Oliveira, Evandro Baldino do Nascimento compões a listas de baianos da organização. Com informações do G1.
Foto: Reprodução Redes Sociais