A nova diretoria da Associação Baiana dos Hemofílicos (ABHE) para o biênio 2024/2026 tomou posse na manhã desta terça-feira (10), em cerimônia realizada no Ed. Bahia Center, anexo da Câmara Municipal de Salvador. Na ocasião, Almir Bastos assumiu o posto de presidente da instituição, enquanto Lourival Moniz foi empossado no cargo vice-presidente. Também passaram a integrar a mesa diretora da instituição Vanderver Moura (diretor administrativo), Edgar Costa (diretor financeiro) e Lucas Moniz (vice-diretor financeiro). Todos os membros da nova diretoria são pessoas com hemofilia.
Defensor da categoria, o vereador Luiz Carlos (Republicanos), participou da solenidade e destacou a parceria estabelecida com a instituição há alguns anos. O parlamentar também firmou um novo compromisso: “Vamos dar entrada em um projeto para instituir a Semana de Conscientização sobre Hemofilia, que vai dar mais visibilidade e ajudar a conscientizar a população sobre o que é a doença”, afirmou.
Durante seu discurso, Almir Bastos destacou sua trajetória na instituição, que começou há 4 anos, como diretor financeiro, e disse que já percebeu avanços quanto à profilaxia da doença no estado. “Antes as pessoas tinham vergonha de dizer que era hemofílico, por acharem que era uma doença contagiosa. Hoje temos orgulho. O tratamento avançou muito. Enquanto antes tínhamos que tomar medicação 3x na semana, hoje há casos onde a profilaxia é realizada apenas a cada 15 dias”, exemplificou Bastos, reforçando que a Bahia pode se tornar um estado referência no tratamento, tal como São Paulo.
A presidente da Federação Brasileira de Hemofilia, Tânia Pietrombellli, integrou a mesa do evento e parabenizou a atuação da ABHE. “Para além das políticas públicas, é muito importante o trabalho da associação e do hemocentro, no sentido de educar, e passar informações para que as pessoas saibam o que é hemofilia”.
SOBRE A HEMOFILIA
A hemofilia é uma doença genética e hereditária que afeta a capacidade do sangue de coagular, causando sangramentos mais frequentes e prolongados. A doença é causada por uma deficiência de proteínas chamadas fatores da coagulação, que são responsáveis por estancar as hemorragias.