Quarenta artistas, entre dançarinos, músicos e artistas visuais, que são integrantes da Apae Salvador, participam até sexta-feira (13) do XII Festival Nacional Nossa Arte – maior evento artístico do Brasil voltado para pessoas com deficiência, no Rio de Janeiro. Realizado desde 1995, o evento é promovido pela Apae Brasil, a cada três anos, sendo uma mostra de caráter não competitivo, com o objetivo de reconhecer e valorizar as habilidades e o potencial criativo e intelectual das pessoas com deficiência. Todas as atividades serão gratuitas e de classificação livre para todos os públicos.
As apresentações de dança, teatro e música acontecem em três palcos, além de exposição de obras de literatura e de artes visuais. Todos os trabalhos são desenvolvidos por pessoas com deficiência das Apaes de todo o Brasil, promovendo a socialização de experiências em caráter de inclusão social e contribuindo efetivamente para a conscientização de que a pessoa com deficiência avança em seu processo de autorrealização mediante a expressão artística.
Os artistas da Banda Opaxorô, da Apae Salvador, apresentaram na última terça-feira (10) o espetáculo de música Um Samba para Curar, com direção do educador social Juca Bahiense. Até quinta-feira, serão exibidos os espetáculos de dança A Terra que Povoa, Corpo Ancestral e Dança Coletiva, com a direção da educadora Social, Marcia Rogeria, e apresentação da Opaxorô Cia de Dança, além da exposição da tela o Casarão, obra coletiva desenvolvida no Ateliê de Artes Visuais de São Joaquim. Na sexta-feira, o evento terá encerramento com a performance de rua, Morada de Barro, em Copacabana, em frente à estátua Ayrton Senna, com o solo dos dançarinos Nádia Reis e Lucas Vieira.
A ação é realizada no Expo Mag, em parceria com a Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro (Feapaes-RJ), a Apae do Rio de Janeiro e parceiros. O presidente da associação nacional, Jorge Feldner, a vice-presidente da Apae Salvador, Cláudia Rego, e a superintendente da instituição na capital baiana, Ângela Ventura, estiveram presentes. O nome “Festival Nossa Arte” está em processo de registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Foto: Divulgação/Apae Salvador