Os ortopedistas e sócios da Clínica Omane, David Sadigursky e Thiago Alvim, juntamente com os médicos ortopedistas Marzo Nunes Santos, Felipe Cedro e Vinícius Aleluia, apresentaram uma nova técnica cirúrgica para o tratamento de lesões ligamentares complexas do joelho. A técnica foi publicada no Orthopaedic Journal of Sports Medicine, uma das mais respeitadas publicações internacionais na área da ortopedia e medicina esportiva.
A abordagem proposta se destaca por sua simplicidade e eficiência, trazendo importantes avanços na restauração da estabilidade ligamentar do joelho. “Trata-se de uma alternativa cirúrgica menos complexa em comparação às técnicas disponíveis atualmente, viabilizando um tratamento mais acessível e reprodutível”, explica Thiago Alvim.
Entre os principais diferenciais está a possibilidade de aplicação em sistemas de saúde com recursos limitados, como o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. “Graças à redução no tempo operatório e ao uso racional de materiais, esta técnica oferece uma solução viável e de alta qualidade para o manejo de lesões multiligamentares, que tradicionalmente exigem intervenções complexas e de alto custo”, ressalta Felipe Cedro.
Além de proporcionar avanços técnicos, os autores destacam o impacto social. “Acreditamos que essa técnica pode modificar a forma como essas lesões multiligamentares são tratadas, especialmente em cenários de recursos limitados, trazendo benefícios tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde”, conclui David Sadigursky.