O clima natalino tomou conta das ruas do Pelourinho. Um túnel de luz de 400 metros, uma iluminação especial no Largo Terreiro de Jesus e uma árvore de Natal de LED montada na Fonte Luminosa da Praça da Sé anunciaram a chegada do Natal na capital baiana. Com o lema “Salvador, Cidade Natal do Brasil”, a Prefeitura de Salvador abriu os festejos na noite desta segunda-feira (9).
A cerimônia começou com a Missa Campal de Abertura realizada Largo do Cruzeiro de São Francisco. O tocar dos sinos anunciou o início da cerimônia ministrada pelo Cônego Abel Pinheiro e pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória, padre Luiz Simões. O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) acompanharam a celebração.
“Esse é o maior Natal público do Brasil, com o maior corredor de luz do mundo, ações em diversas praças. Nós recebemos 1,5 milhão de visitantes no ano passado e estamos preparando algo ainda maior para esse ano, gerando renda para milhares de pessoas e projetando a nossa cidade para o Brasil e o mundo”, disse Bruno Reis.
Em seguida, o prefeito foi até um palco montado no Largo Terreiro de Jesus, onde acionou a iluminação do Pelourinho. As cortinas e colunas de pisca-pisca se juntaram as projeções à lazer nas paredes dos casarões e igrejas em um verdadeiro show de luzes. De lá, Bruno seguiu para a Casa do Papai Noel, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde as crianças poderão ter contato com o “bom velhinho”. O espaço funcionará entre os dias 7 e 26 de dezembro, das 17h às 22h.
A noite terminou com um desfile temático que contou com a participação de mais de 700 artistas, carros alegóricos e grupo musicais, que passou pela Rua Chile. “A minha vontade era trazer o Natal do Campo Grande até o Centro Histórico, mas precisamos ter responsabilidade nesse ano por estarmos encerrando o mandato. O Natal ajudou a impulsionar o Centro Histórico, trazendo os soteropolitanos de volta e desmistificando muitas crenças sobre essa região e resgatando a nossa autoestima e o nosso amor por essa região tão importante”, completou Bruno.
Uma decoração especial foi instalada por todo o Centro Histórico, onde as famílias poderão tirar fotos. A dona de casa Deyse Soares, 34, foi uma das que aproveitou para fazer o máximo de registros possível com os familiares. “É a segunda vez que eu venho para o Natal e o ambiente está bem legal, seguro e bonito. Eu vim com minha família, minha mãe, que está pela primeira vez aqui e todo mundo está gostando bastante”, disse.
Ao todo, 25 milhões de microlâmpadas foram instaladas para decorar o Pelourinho. Um túnel de luz e som de 400 metros de extensão foi montado na Rua Chile. Uma Vila Natalina foi instalada na Praça Municipal, onde as famílias poderão ver uma projeção mapeada no Palácio do Rio Branco. Uma árvore de Natal de LED com 30 metros de altura foi instalada na Fonte Luminosa da Praça da Sé. Além disso, um palco foi montado no Largo Cruzeiro de Francisco e contará com uma programação musical até o dia 06 de janeiro.
A abertura do Natal de Salvador estava programada para o último sábado (7), mas foi adiada por conta das chuvas que atingiram a capital. A festa foi organizada pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), ligada a Secretaria de Ordem Pública (Semop). O gestor da Dsip, Ângelo Magalhães Neto, conta que mais de 500 profissionais participaram da preparação natalina, que começou em outubro.
“O Centro Histórico é onde temos a nossa raiz e a nossa identidade. Este é um cenário bonito por natureza, onde só tivemos que iluminar e fazer algo lúdico com muitas peças para as famílias tirarem fotos e aproveitarem a magia do Natal. Esse é um momento mágico para Salvador e você pode ver a felicidade no semblante das pessoas”, exaltou.
Confira as atrações do Natal de Salvador:
Túnel – Com quase 400 metros de extensão e mais de 25 milhões de microlâmpadas, o túnel de som e luz é o maior corredor contínuo do Brasil. A estrutura iluminada conta com cortinas e colunas de pisca-piscas que apresentam formas, cores e acompanham músicas natalinas, de maneira sincronizada. As luzes são em RGB.
Vila Natalina – Localizada na Praça Municipal, a vila terá barracas de instituições sociais como Irmã Dulce e Apae, projetos apoiados pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), mulheres empreendedoras, além de artesanatos personalizados para comercialização de produtos natalinos. Neste ambiente, serão instaladas peças instagramáveis e um espaço de integração com realização de oficinas de desenho e pinturas para crianças.
Projeções – Ainda nos arredores da Praça Municipal, haverá uma projeção mapeada no Palácio do Rio Branco, decoração cenográfica na Câmara Municipal de Salvador e no Palácio Thomé de Souza. O icônico Palacete do Tira Chapéu receberá uma iluminação cênica especial para o evento natalino.
Presépio – O nascimento de Jesus Cristo e a chegada dos Reis Magos serão representados, este ano, em um presépio instalado na Praça Municipal.
Vila de Multisserviços – Na Praça da Sé, os ambulantes que já atuam no local receberão barracas personalizadas e padronizadas para garantir a uniformidade e identidade visual consistente no evento. Neste local, também ficarão lanchonetes que ampliarão as opções gastronômicas.
Árvore de LED – Também instalada na Praça da Sé, esta árvore é símbolo de tecnologia, modernidade e inovação. Ainda maior, com 30 metros de altura, a estrutura montada em painéis de LED terá projetados conteúdos animados natalinos.
Casa do Papai Noel – Na Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, será instalada uma decoração cenográfica na fachada. Lá, também funcionará a Casa do Papai Noel que promete surpreender os visitantes. O espaço funcionará entre os dias 7 a 26 de dezembro, das 17h às 22h.
Sacadas Musicais – Apresentações de corais ligados a projetos sociais que percorrem as sacadas do Pelourinho. Acontecerá entre 10 a 15 de dezembro, sempre às 18h.
Palco Esperança – Corais infantis formados por alunos de escolas municipais, saindo do adro da Igreja São Pedro dos Clérigos – Terreiro de Jesus. As apresentações ocorrem entre os dias 11 e 16 de dezembro, às 17h.
Laser Mapping – Projeções mapeadas por laser darão um efeito visual impressionante nas estruturas arquitetônicas das janelas do Terreiro de Jesus e do Cruzeiro de São Francisco.
Cruzeiro de São Francisco – O local vai receber um palco para apresentações artísticas e culturais diariamente, entre os dias 7 e 26. No dia 6 de janeiro de 2025, haverá o encerramento do evento com o show da cantora Manu Dourado.
Crédito: Paula Fróes/CORREIO