Com uma origem que data 100 anos, o Campeonato Baiano de Remo de 2024 chega à sua última etapa neste domingo (8) a partir das 10h, na Enseada dos Tainheiros, na Praia da Ribeira, na Cidade Baixa de Salvador. Ao todo, cinco clubes dentre tradicionais e novos com cerca de cem atletas disputam dez provas ao longo da manhã para o público no palanque oficial da Federação dos Clubes de Remo da Bahia (FCRB), à beira da Enseada, e na marcante balastrada ao redor em busca da tradição da modalidade na região.
O Esporte Clube Vitória já se consagrou campeão pelo somatório de provas ganhas após as etapas de junho, julho e novembro. Mas, os atletas poderão ainda se testar e buscar as vitórias das dez provas para seus clubes. A programação inicia com a 2X senior e segue com 1X feminino peso leve; 4+ principiante; 1X junior; 2- sub-23; 2+ principiante; 4- sênior; 2- feminino principiante; 4X sub-23; e 8+ junior.
Os cinco times que compõem a disputa são: o Sport Club Santa Cruz, de 1904; o Vitória, de 1899; o Clube de Natação e Regatas São Salvador (CNRSS), de 1902; o Clube de Regatas Itapagipe, de 1902; e o Clube de Regatas Península, que tem sete anos, novo integrante da tradicional disputa dos clubes da região.
Circuito
Neste ano, assim como foi no ano passado, o campeonato conta com o fomento da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Esse fomento à modalidade é importante para resgatar não apenas a disputa competitiva de clubes tradicionais no estado e no país, mas também de uma história, segundo Vicente Neto, diretor da Sudesb.
“Nosso compromisso é com o esporte da Bahia. Nós fomentamos diversas modalidades no estado, cada uma com sua história, competição e atletas específicos. No caso do remo, sabemos da importância histórica que a modalidade tem e cultural para uma região, na Ribeira, que sediam os principais clubes. Eles já trouxeram e seguem trazendo muita alegria e emoção para seus torcedores e os amantes do remo. Ficamos muito satisfeitos com a evolução das etapas com nosso apoio”, conta.
O presidente da FCRB, Adroaldo Junior, salienta o tamanho que o campeonato tem atualmente de estrutura e competitividade, que vêm melhorando ao longo das etapas graças às parcerias da Sudesb, a Confederação Brasileira de Remo (CBR) e o Península. “Agradecemos mais uma vez à Sudesb, que é nossa patrocinadora master por poder nos dar essa estrutura que temos hoje para conseguir realizar o campeonato. Mais uma vez essa parceria de sucesso para o esporte baiano e, principalmente, o remo. Sem esse apoio, não conseguiríamos fazer o campeonato dessa forma que temos hoje nos dias de regatas.”
Foto: Maurício Viana/Ascom Sudesb