Mais um diálogo entre o Governo do Estado e as universidades estaduais da Bahia teve como resultado um pacote de propostas de melhorias e reajustes que irão beneficiar a comunidade do ensino superior do Estado, incluindo, além dos docentes, técnicos e analistas. O envio de projetos de lei à Assembleia Legislativa foi autorizado pelo governador Jerônimo Rodrigues, que recebeu, pela terceira vez, este ano, os reitores das quatro universidades estaduais, nesta quarta-feira (4).
O professor Alessandro Fernandes, reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), ressaltou que este é um momento de convergência entre todos os atores da educação pública superior do Estado da Bahia. “É o melhor momento da relação do Governo com as universidades estaduais da Bahia. O governador Jerônimo tem ouvido reitores e reitoras, desde o início do governo, e também tem aberto o diálogo com sindicatos de docentes e técnicos, e com as representações estudantis”.
Os recursos previstos para 2025 abrangem melhorias em infraestrutura, custeio e pessoal, sinalizando os esforços contínuos do Governo para expandir e qualificar o ensino superior público na Bahia. Entre 2022 e 2023, o investimento nas universidades estaduais aumentou 19,6%, com a previsão de R$ 2,6 bilhões em recursos para o próximo ano.
“Investir nas universidades estaduais é garantir que a educação superior continue a transformar vidas e impulsionar o crescimento do estado. Os anúncios de hoje – como os reajustes salariais, a reestruturação de carreiras e a ampliação de vagas – são parte desse compromisso de valorizar a educação e assegurar melhores condições para a formação de qualidade”, afirmou o governador.
Segundo a reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e presidenta do Fórum de Reitores, professora Amali Mussi, o diálogo tem acontecido a todo o momento. “Além desse diálogo do governador com os reitores, há também uma escuta cuidadosa e sensível por parte de todo o seu secretariado. São ações proativas e comprometidas com resultados. Esse é o caminho do fortalecimento da educação e eu tenho certeza que nós vamos continuar avançando muito”, afirmou.
Os projetos de lei enviados à Alba incluem reajustes salariais para os docentes, a reestruturação da remuneração de técnicos e analistas universitários e autorizações para concursos e contratações, medidas que atendem a demandas históricas das instituições.
De acordo com a reitora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), professora Adriana Marmori, a ampliação de pessoal e das políticas como um todo para a comunidade do ensino superior garante uma educação de mais qualidade para os jovens da Bahia. “O governador Jerônimo, por ser docente também de uma universidade estadual, compreende as questões postas pelas quatro universidades estaduais. Melhorar a remuneração dos técnicos é uma pauta antiga do sindicado, mas também uma pauta encabeçada por nós, reitores. Agora, a proposta vai para a Alba e a gente vai ter aí, com certeza, ganhos para a categoria de técnicos e analistas”, destaca.
Avanços
A Uneb foi autorizada a ampliar em 16 vagas no concurso do edital nº 034/2022 e contratar 27 professores substitutos via Reda. A Uesb poderá contratar 70 servidores, sendo 39 de nível superior e 31 de nível médio, também via Reda. A Uesc terá uma vaga adicional no concurso do edital nº 044/2022 para professor assistente, além de contratar três professores nas categorias substituto e auxiliar temporário via Reda. Já a Uefs abrirá concurso para 14 vagas de analista e técnico universitário e contratará 24 professores visitantes e 51 servidores administrativos via Reda.
O reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), professor Luiz Otávio de Magalhães, também participou do encontro com o governador. A reunião contou, ainda, com a presença dos titulares das Secretarias de Relações Institucionais, Jonival Lucas; da Educação (SEC); Rowenna Brito; da Administração (Saeb) Edelvino Góes, da Fazenda (Sefaz), Manoel Vitório; e do secretário em exercício da Casa Civil, Carlos Melo.
Foto: Thuane Maria/GOVBA