Estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal iniciaram, nesta terça-feira (3), as provas da terceira e última etapa do Programa Salvador Avalia (Prosa) de 2024. DE acordo com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a expectativa é avaliar o desempenho escolar de cerca de 98 mil alunos, com o objetivo de gerar dados e indicadores que ajudem a identificar, analisar e aferir a efetividade das ações implementadas e o desempenho dos alunos nas escolas municipais da capital baiana.
A gerente de Formação, Avaliação e Monitoramento da Smed, Consuelo Almeida, afirmou que o primeiro dia de aplicação de provas foi dentro do esperado. “O primeiro turno de provas foi um sucesso, com pouquíssimas intercorrências. As escolas fizeram uma grande mobilização e os estudantes compareceram em massa para fazer as avaliações de Português e Matemática. Tivemos ainda uma equipe da Diretoria Pedagógica fazendo ronda para acompanhar as aplicações, e tudo correu muito bem, com as escolas relatando boa frequência”.
De acordo com o diretor da Escola Municipal Hercília Moreira, Clairton Quintela, no Rio Vermelho, a avaliação tem uma importância muito grande na escola. “Usamos essa prova para fazer o acompanhamento das notas das crianças e confrontar com aproveitamento em sala, nas avaliações da professora. É como se a gente fizesse um modo criativo do aluno se avaliar, ver o que está aprendendo, então é muito importante. Hoje nós tivemos 106 alunos fazendo a prova, com 90,6% de presença”, explicou.
Estudante do 2º ano, Levi Cardoso, de 8 anos, disse que a prova abordou muitos assuntos aprendido em sala de aula ao longo do ano. “Então, mesmo sendo muito difícil, era algo que a gente já tinha alguma ideia. É bastante importante participar”, destacou.
Fã de matemática, David Castro, de 8 anos, afirma ter feito uma boa avaliação e destaca a importância do Prosa para a melhoria do aprendizado. “Eu gosto de matemática, porque é mais fácil para mim. Gosto muito de estudar, e essa prova ajuda os professores a melhorar a forma de ensinar em sala de aula para o semestre que vem”, declarou.
Responsável pelas aulas de inglês na Escola Hercília Moreira, a professora Fátima Ribeiro considerou que os alunos estavam bem conectados com o que estava sendo perguntado na avaliação. “Eles fizeram uma avaliação muito boa, pelo entendimento da leitura que foi feita das questões, e do que eles responderam também. Olhando, assim, no geral, eu acho que eles gostaram bastante. É uma avaliação que, de fato, ajuda muito no desenvolvimento deles, ampliando o alcance do olhar deles em relação ao que a gente tem aqui, com a biblioteca, o que eles estão vendo em relação aos livros, o que eles estão trabalhando”.
Cronograma – Neste primeiro dia são realizadas as avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática, para estudantes do 1º ao 9º ano. Já na quarta-feira (4), será a vez da avaliação de Ciências na Natureza, para alunos do 4°, 5°, 8° e 9° ano. O número total de estudantes que realizaram a avaliação será divulgado no final da avaliação.
Foto: Bruno Concha/Secom PMS