Teve início nesta segunda-feira (2) e vai até a quarta-feira (4) a Plenária de Ações da Diretoria de Atenção Básica (DAB) 2024\25. O encontro da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que reúne trabalhadores da DAB e de Núcleos Regionais de Saúde (NRS), acontece no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), e tem como objetivo promover a troca de experiências das ações em atenção básica no estado, bem como subsidiar o processo de multiplicação da estratificação de risco gestacional na Bahia.
O início dos trabalhos foi marcado por uma apresentação do Coro Sinfônico da Polícia Militar da Bahia, seguida pelas falas dos membros que compuseram a mesa de abertura do evento, composta por Roberta Sampaio, Coordenadora Executiva de Fortalecimento do SUS; Marcus Prates, Diretor Estadual da Atenção Básica da Bahia; Liliane Mascarenhas, Diretora do DGC; Alcina Boullosa, Diretora do DAE; Marcos Gêmeos, Presidente do CES/BA; e Dr. Mário Gama, médico obstetra e Consultor do IFF/ Fiocruz.
“Esse encontro aqui é de suma importância para a gestão da saúde no estado. São de coletivos como esse que vão surgir muitas ideias para um ano em que teremos que implementar várias ações em sincronia com 210 novos secretários municipais de saúde, a maioria deles em transição administrativa. Acredito muito que precisamos ir além de debater como tornar a atenção primária mais eficiente, e que a gente pode melhorar ainda mais a forma de fazer isso, com equipes cada vez mais entusiasmadas e dedicadas”, afirmou em seu discurso Roberta Sampaio, Coordenadora Executiva de Fortalecimento do SUS.
“É muito importante essa integração de diversos alinhamentos institucionais dentro da Secretaria da Saúde da Bahia. Encontros como o de hoje são fundamentais para desenvolver uma construção regionalizada de atendimentos, proporcionando maior possibilidade de aprofundamento nas ações nas macrorregiões”, explicou o Diretor Estadual de Atenção Básica na Bahia, Marcus Prates.
Foto: Luiz Teles e Marcio Rocha / Saúde GOVBA