De Barreiras a Entre Rios, de Vitória da Conquista a Santa Brígida, microempreendedores urbanos e rurais dos quatro cantos da Bahia foram premiados pelo Banco do Nordeste (BNB) na manhã desta segunda-feira, 02. Em cerimônia realizada no auditório do Sebrae Bahia, os clientes que se destacaram em suas áreas receberam o XVII Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e IX Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar.
Com a presença do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, a edição 2024 da premiação reconheceu iniciativas de destaque em três categorias: Inovação e Tecnologia, Sustentabilidade e Empreendedorismo Feminino. São clientes atendidos pelos programas de microcrédito urbano, Crediamigo, e rural, Agroamigo, e clientes das agências do Banco do Nordeste, com créditos contratados via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
O presidente destacou a importância da representatividade das mulheres e o papel fundamental do Banco do Nordeste como fomentador do empreendedorismo e da agricultura familiar. “Quando ouvimos histórias dos clientes que estiveram conosco hoje, percebemos que estamos no caminho certo. O Crediamigo e o Agroamigo dobraram as atividades no último ano e isso demonstra que estamos seguindo a orientação do Governo Lula em levar o crédito cada vez mais a quem precisa”, pontuou o presidente.
É o caso do produtor Orlan Paiva, de Irecê. Cliente do BNB desde a década de 90, ele contou com o apoio do Banco do Nordeste para aumentar a produção de galinhas e ovos caipiras e financiar a construção do aviário, via Pronaf Mais Alimentos. O projeto não só foi um sucesso, como o rebanho que era de 100 aves, hoje tem 2.300 animais. “Eu agradeço muito ao Banco do Nordeste pelo atendimento que recebo em todos esses anos e posso afirmar com certeza que, pelos exemplos que temos aqui hoje, o pequeno pode se tornar grande”, declarou o produtor.
O superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, destacou a importância das mulheres como empreendedoras e chefes de família e a pulverização do crédito por todo estado. “Nós estamos muito felizes em perceber que cada vez mais mulheres não somente são empreendedoras, como são as principais responsáveis pela manutenção das famílias e ganham posições de destaque. Além disso, nesta edição, premiamos clientes de várias regiões do estado, o que mostra como os nossos programas alcançam o cliente onde ele está”, reforçou o superintendente.
A comissão julgadora que selecionou clientes do Crediamigo é composta por profissionais da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio). Os vencedores do Agroamigo e Agricultura Familiar foram escolhidos por representantes do Ministério da do Desenvolvimento Agrário na Bahia (MDA/BA), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado da Bahia (Fetag/BA), da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar da Bahia (Fetraf/BA) e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).
Premiados Crediamigo:
Empreendedorismo Feminino: Cremilda Silva Costa, de Itabuna
Inovação e Tecnologia: Tâmara Jane Gonçalves, de Jacobina
Empreendedorismo Socioambiental: Valdivina de Jesus, de Entre Rios
Premiados Agroamigo:
Empreendedorismo Feminino: Cláudia Patrícia Guimarães Bacelar, de Ipirá
Inovação e Tecnologia: Kelisson Silva Lima, de Vitória da Conquista
Sustentabilidade: Cléber Pereira Jardim, de Seabra
Premiados Agricultura Familiar:
Empreendedorismo Feminino: Ângela Francisca de Oliveira Pinto, agência Barreiras
Inovação e Tecnologia: Orlan Sancho Paiva, agência Irecê
Sustentabilidade: José Fernando Silva, agência Paulo Afonso
Foto: Mateus Pereira