Os produtos da agricultura familiar da Bahia foram destaque durante o lançamento da pedra fundamental de um empreendimento hoteleiro em Baixio, município de Esplanada, neste sábado (30). O evento, promovido pelo grupo espanhol Prima, responsável por um investimento de R$ 5,6 bilhões na região, reuniu empresários e autoridades para celebrar o início de um projeto que deve gerar cerca de 10.750 empregos diretos e indiretos nos próximos dez anos.
As delícias produzidas por cooperativas rurais baianas, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), conquistaram os participantes e reforçaram a importância da agricultura familiar no desenvolvimento econômico e social da Bahia.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, apresentou o Catálogo da Agricultura Familiar, que reúne mais de 4 mil produtos, destacando o impacto das políticas públicas no fortalecimento de cooperativas e associações rurais. “Essa reunião foi fantástica, pois traz uma certeza de compra e comercialização dos produtos da agricultura familiar. Quem chega à rede hoteleira não apenas prova as delícias do rural baiano, mas também conhece as histórias por trás desses alimentos”, afirmou.
O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da embaixadora da Espanha no Brasil, Maria Del Mar Fernandez Palacios, e do cônsul-geral da Espanha para o Nordeste, Ignácio Perez. “Nota-se que os esforços desse projeto visam implantar um modelo sustentável e alinhado aos princípios da inclusão.” destacou a embaixadora.
Fred Jordão, diretor comercial da Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag), localizada em Várzea Nova, celebrou a oportunidade de apresentar os produtos das agroindústrias familiares da Bahia. “Foi um momento importantíssimo para a agricultura familiar. Apresentamos ao Grupo Prima não apenas os iogurtes e queijos da Coopag, mas também uma ampla variedade de alimentos produzidos por associações e cooperativas. Nosso objetivo é integrar esses produtos ao cardápio da rede hoteleira, permitindo que os hóspedes provem as delícias típicas desta Bahia rural”, afirmou.
Fotos: André Frutuôso