quinta, 28 de novembro de 2024
Euro 6.3573 Dólar 6.023

RESTAURANTE POPULAR DE PAU DA LIMA REALIZA AÇÃO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA

Matheus Souza - 28/11/2024 15:58

A unidade do Restaurante Popular em Pau da Lima realizou uma ação junto aos frequentadores, nesta quinta-feira (28), buscando esclarecer sobre a prevenção ao câncer de próstata e demais cuidados com a saúde masculina. O encontro, no espaço gerido pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), envolveu a palestra “Nutrição e a saúde do homem”, ministrada pelo nutricionista Lincoln Pimentel, além de dinâmica interativa e sorteio de brindes para os participantes.

A iniciativa acontece desde o ano passado, oferecendo esse contato a pessoas com idades entre 40 e 70 anos, chegando a um público médio de 60 pessoas hoje. A coordenadora do Restaurante Popular de Pau da Lima, Leane Meireles, explica que a grande motivação para a ação foi a possibilidade de fornecer aos usuários, além do alimento e do acolhimento, muita informação. “E como é um assunto tão importante para a comunidade, repetimos a ação que realizamos durante o Outubro Rosa, quando trouxemos esse evento para as mulheres”, disse.

Cuidados necessários – “Agora, em novembro, trouxemos também para os homens que fazem parte e utilizam o sistema aqui do restaurante, um pouquinho mais de conhecimento. A ideia é alertar sobre a importância da prevenção e falar um pouquinho também da nutrição, como equipamento de segurança alimentar. É uma forma de compartilhar ideias e trazer um momento diferente, para que eles se sintam acolhidos”, completou a coordenadora.

Leane informou que o público masculino do Restaurante Popular é composto majoritariamente por idosos. “Mas ampliamos esse acesso também para os mais novos, que é para que eles tenham esse alerta, de que precisam se cuidar, de procurar unidades básicas de saúde para fazer os primeiros exames, porque até então existe muito preconceito dos homens nesse sentido”, explicou a gestora.

Combate ao preconceito – Com direito a café da manhã com cuscuz e salada de frutas, o aposentado Isaque Correia, 66 anos, era um dos ouvintes mais atentos da palestra e se desfez de muitas dúvidas neste dia. “Eu tinha um preconceito principalmente ao fazer o exame do toque retal. Periodicamente, eu fazia o PSA no check-up que faço todos os anos. O médico me avisou que só o PSA não resolveria. Então seria útil fazer o toque. Eu fiz e foi um exame rápido, questão de segundos, e esse preconceito foi embora”, diz.

Os cuidados com a saúde masculina também são importantes para o também aposentado Adilson Souza, de 53 anos, morador de São Caetano. “Faço o exame de próstata todos os anos, desde os 40 anos. Qualquer ser humano pode ficar doente. Então é preciso se precaver. Da mesma forma que uma máquina precisa de uma peça nova, o ser humano também precisa de saúde, de se cuidar. É uma coisa necessária, a pessoa deve deixar o preconceito do lado de fora e fazer sempre o exame”, recomendou.

 

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.