As vendas no e-commerce entre os dias 1º e 21 de novembro cresceram 14,2% em comparação com igual período do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Já as vendas presenciais registraram alta de 3,2% no período. Assim o faturamento total do Varejo subiu 4,9%.
O segmento que mais se destacou foi Drogarias e Farmácias, com crescimento de 11,2%. Na sequência, estão Óticas e Joalherias (+8,5%), Turismo e Transporte (+8,0%), Recreação e Lazer (+6,8%), Supermercados e Hipermercados (+6,2%) e Vestuário (+4,5%). O setor de Móveis, Eletro e Depto apresentou queda no faturamento. A retração foi de 0,6%.
Considerando apenas as vendas presenciais, todas as regiões brasileiras registraram alta no faturamento: Sul (+6,1%), Norte (+4,4%), Nordeste (+3,1%), Sudeste (+2,5%) e Centro-Oeste (+2,0%).
Entre as unidades federativas, os destaques foram Rio Grande do Sul (+8,7%), Santa Catarina (+8,4%), Rondônia (+7,6%), Rio Grande do Norte (+6,5%) e Rio de Janeiro (+5,0%).
“Houve desempenho positivo nas três primeiras semanas de novembro, principalmente no e-commerce. Uma das hipóteses é de que os consumidores anteciparam as compras entendendo que os lojistas anteciparam as promoções da Black Friday”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo. No ano passado, a Cielo mostrou que o peso das vendas no dia da Black Friday em comparação com o restante do mês de novembro tem caído ano após ano.
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