A Defesa Civil de Salvador (Codesal) já obteve 170 ocorrências até as 14h desta quarta-feira (27), em Salvador. A maior parte foram 85, para deslizamento de terra, ameaças de desabamento (29) e ameaças deslizamento (23) são as outras situações com mais registro. Através de 155 ocorrências também estão desabamento de muro (10), árvores ameaçando cair (6), desabamento parciais (5), e árvores caídas (3).
Rapidamente, a Codesal havia acionado a sirene em duas comunidades da capital, elevando o numero total para sele localidades. O instrumento foi acionado no Bosque Real, no bairro de sete de abril e em Olaria na manhã desta quarta (27). A orientação foi para os moradores seguirem para um local seguro e, em caso de emergência ligar 199.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), informou que o bairro foi onde mais choveu: “Aqui na Saramandaia foi a região em que mais choveu na cidade. Já chegamos a um acumulado de chuvas de mais de 336 mm. Era previsto para o mês inteiro de novembro 111 mm. Portanto, tivemos um volume de chuvas três vezes maior”, informou ele.
Já no bairro de Saramandaia em Salvador, uma pessoa morreu e outras quatro ficaram soterradas, sendo que duas delas ainda permanecem sob escombros. Os deslizamentos de barrancos sobre as casas, por volta das 9h, foram na Rua Amargosa e na região da Rua da Horta.
Foto: Reprodução/Arisson Marinho/ CORREIO