Representantes do Sinduscon-BA, entidade patronal da indústria da construção na Bahia, participam de 27 a 30 de novembro, da Missão Empresarial em Florianópolis e Balneário Camboriú, em parceria com o Sebrae. A iniciativa visa proporcionar uma imersão completa em tecnologias e inovações que estão transformando o mercado imobiliário e a construção civil.
Florianópolis é conhecida como a “Ilha da Inovação” e se destaca como um dos maiores polos tecnológicos do Brasil, com um ecossistema que abriga startups, incubadoras e empresas focadas em soluções para a construção civil. Por sua vez, Balneário Camboriú é um dos destinos imobiliários de alto padrão que mais cresce no país, referência em construção de grande escala e ritmo acelerado de desenvolvimento.
De acordo com o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, o objetivo é impulsionar o desenvolvimento da indústria da construção, com o olhar para o futuro. “Essas duas cidades refletem caminhos complementares que oferecem uma visão rica das tendências que estão transformando o setor e definindo o novo cenário urbano no Brasil”, afirma.
A Missão
Como parte da programação, os integrantes da missão vão participar do Construtech Experience, evento voltado para as mais recentes tendências disruptivas do setor. Além de conhecer startups e seus produtos, vai ser possível explorar o ecossistema de tecnologia da cidade, com foco em soluções que impactam desde a construção até a gestão e uso de empreendimentos.
Entre as visitas, destacam-se o Passeio Sapiens e o Passeio Primavera, locais que exemplificam a união de sustentabilidade, tecnologia e desenvolvimento urbano. Na Associação Catarinense de Tecnologia – ACATE, será explorado o ambiente de inovação que concentra startups e empresas do setor, com uma visão ampla de soluções avançadas. Na Softplan, uma das principais desenvolvedoras de software do país, encontram-se ferramentas tecnológicas voltadas para o gerenciamento de obras, que facilitam e potencializam o trabalho.
Em Balneário Camboriú, ocorrerão visitas a grandes canteiros de obras para visualizar a aplicação prática dessas inovações e entender como elas promovem a sustentabilidade, a eficiência e a competitividade na indústria. “Essa missão empresarial promete trazer conhecimentos práticos e inspiradores para modernizar os processos e consolidar a atuação do nosso setor na Bahia”, conclui o engenheiro civil, Alexandre Landim.