Nesta sexta-feira (22), o Ponto de Cultura da Associação das Rendeiras de Dias d´Ávila (Rendavan), na região metropolitana de Salvador, sediou a cerimônia de formatura do projeto Nosso Bordado. A iniciativa, selecionada na segunda edição do Edital Braskem – Projetos que Transformam, certificou 72 alunas na produção de renda de bilros, costura e modelagem, crochê e bordado a mão, com ênfase na geração de renda e empreendedorismo de economia solidária.
Maria Cristina Rosendo Araújo foi uma das alunas a se formar. A desenhista projetista aposentada se dedica atualmente ao artesanato e deseja compartilhar o que aprendeu. “Quero ser multiplicadora da arte, preservar a memória, já que a renda de bilros tem importância ancestral, por valorizar os saberes e fazeres dos nossos antepassados. Tenho o sonho de passar esse trabalho adiante”, afirma.
Antes da entrega dos certificados, o evento contou com a apresentação da Banda Marcial Normélio Moura da Costa (BANMOC), de Dias D’Ávila, além da exibição de um vídeo sobre a trajetória das alunas no projeto, que também puderam expor os produtos desenvolvidos durante o curso, em um desfile que animou os convidados.
Para Mestra Dinoélia, criadora da Rendavan e coordenadora do Nosso Bordado, a formação promovida pelo projeto é fundamental para alavancar os empreendimentos locais. “Trabalhamos formando artesãos e empreendedores, fortalecendo o empreendedorismo de economia solidária no município. É uma experiência maravilhosa ver a satisfação dos alunos, aprendendo o fazer artesanal”, orgulha-se.
A gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, ressalta a gratificação ao ver os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes do projeto. “É muito bom ver o empenho e criatividade de alunos e professores na confecção de peças que agora poderão ser comercializadas. Com o apoio do Edital Braskem pudemos proporcionar a essas mulheres não só uma nova perspectiva de vida, através da geração de renda, mas também um olhar atencioso à questão da economia solidária”, destaca.
Incentivo – O Edital Braskem – Projetos que Transformam está em sua terceira edição e busca impulsionar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social nas comunidades onde a Braskem atua. A edição de 2024 recebeu 244 inscrições dos estados da Bahia, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As 11 iniciativas selecionadas em todo país receberão incentivos de até R$ 50 mil em recursos para sua execução. Na Bahia, os selecionados para execução em 2025 foram: projeto “Robótica Educativa e Sustentável”, da Associação Paulo Tonucci (APITO), em Camaçari, e o projeto “Rede Biocriativa de Forma e Aprendizado Colaborativo”, da ONG Alvorecer Bahia, em Candeias.
Sobre a Braskem
A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br/
Foto: Ricardo Soares/ Divulgação Rendavan