Bahia é referência mundial na construção de um hub de Hidrogênio Verde. A afirmação foi do secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, que participou da abertura do 4º Fórum Internacional de Hidrogênio Verde, nessa quinta-feira (21), no Senai-Cimatec. Estiveram no evento ainda o vice-governador Geraldo Junior, representando o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o secretário de Meio Ambiente da Bahia (Sema), Eduardo Sodré e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro.
“Estamos celebrando um momento histórico na Bahia. O governo baiano está em total aderência com o futuro da geração e tudo começou quando entendemos a importância das energias renováveis e investimos trabalho, esforços e estudos, que permitiram atrair investimentos e levar a Bahia ao topo, liderando na geração de energia elétrica por fontes eólica e solar. Hoje temos um estado com 95% da sua matriz energética limpa e que tem se tornando referência mundial para a construção de um hub de hidrogênio verde”, afirma o secretário da SDE.
Angelo Almeida reconheceu que existem desafios e que é preciso a união do público e do privado. “Será necessário conectar os principais players, produtores, consumidores, fabricantes, técnicos do setor, academia e governo Temos que planejar de forma muito cuidadosa o futuro da transição energética e entender que isso será fundamental para a sobrevivência da humanidade, reduzindo a participação dos combustíveis fósseis e tornando a Bahia, estado polo na produção de combustível renovável”, finalizou.
Foto: Mário Marques/Ascom SDE