O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, participará nesta quinta-feira (21), às 8h30, da abertura do 4º Fórum Internacional do Hidrogênio, que será realizado no Senai Cimatec, em Piatã, Salvador. O evento acontece em um momento estratégico para o setor, após a sanção, em agosto, do marco regulatório do hidrogênio pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A nova legislação estabelece diretrizes para a cadeia industrial do hidrogênio e define as regras para a produção, comercialização e uso do combustível verde, reforçando o compromisso do Brasil com uma matriz energética limpa e sustentável.
Para Geraldo Júnior, o fórum é uma oportunidade de consolidar a posição da Bahia como protagonista na transição energética brasileira. “A Bahia tem enorme potencial eólico e solar e tem se consolidado como referência com iniciativas que colocam o Estado à frente no desenvolvimento do hidrogênio de baixo carbono, atraindo players globais e nacionais para implantar seus projetos de hidrogênio verde”, afirmou o vice-governador.
Com o tema “Nova indústria brasileira – Oportunidades e aplicações do hidrogênio de baixa emissão como vetor de descarbonização”, o evento, patrocinado pelo Banco do Nordeste, reunirá representantes dos setores público e privado para apresentar as principais tecnologias, tendências e oportunidades relacionadas ao hidrogênio, considerado um dos pilares da transição energética no Brasil e no mundo.
A programação inclui debates sobre desafios e oportunidades na cadeia de suprimentos, mobilidade e logística de transporte, descarbonização da indústria e apresentação de casos de sucesso globais. O fórum reforça o papel da Bahia como um dos principais atores no desenvolvimento de soluções sustentáveis e no avanço da economia verde.
Foto: Divulgação/GovBA