quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.833

COMÉRCIO REGISTRA MAIOR ALTA DO ANO EM OUTUBRO IMPULSIONADO PELO SETOR DE VEÍCULOS, MOTOS E PEÇAS

Victoria Isabel - 21/11/2024 17:30 - Atualizado 21/11/2024

O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, primeira e maio datatech do Brasil, registrou a alta mais expressiva do ano em outubro. Feita a comparação com o mês anterior, as vendas do varejo físico brasileiro cresceram 1,8%. Essa progressão foi puxada pelo setor de “Veículos, Motos e Peças”, que apresentou crescimento de 9,6% no período.

Em sequência estava o segmento de “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas”, com crescimento de 0,7%. A duas áreas do varejo que registraram queda foi a de “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (-0,8%) e a de “Combustíveis e Lubrificantes” (-0,3%). Veja a variação mensal do indicador e a visão por setor nos gráficos abaixo:

“Em setembro também registramos um crescimento acima de 1%, mas os números do comércio físico devem variar bastante até o final do ano. O setor continua enfrentando desafios, pois o poder de compra dos consumidores é impactado pela inflação e pelos juros que estão subindo e pesam no bolso da população”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

No comparativo entre outubro deste ano e o mesmo mês de 2023, o crescimento das vendas do comércio físico foi de 4,5%. Veja, a seguir, a variação anual do indicador com histórico dos últimos 12 meses:

Nesse cenário, também foi o setor de “Veículos, Motos e Peças” que teve a maior expansão, de 15,5%, seguido por “Combustíveis e Lubrificantes” (6,1%), “Material de Construção” (3,6%), “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (2,8%) e “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (1,4%). O único segmento que registrou queda foi o de “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática”, com uma redução de -1,2%. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Arquivo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.