Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC), a Associação Baiana de Energia Solar (ABS) tem se destacado na capacitação de instaladores de sistemas fotovoltaicos, em um projeto de formação gratuita iniciado em 2023 e intensificado em 2024, contribuindo amplamente para o fortalecimento do setor de energia solar no estado da Bahia. Nos números acumulados de 2023 e 2024, a ABS formou 250 instaladores, com 116 profissionais inseridos no mercado de trabalho.
Em 2023, a entidade formou 114 alunos, dos quais 98 estão empregados no setor de energia solar. Já em 2024, a expectativa inicial era formar 100 profissionais em cinco turmas ao longo do ano, mas o sucesso do projeto superou as metas, resultando na formação de 112 alunos até o momento, com mais de 18 profissionais já atuando no mercado de trabalho, e uma sexta turma em processo de conclusão, composta por 22 alunos. A previsão é que, até o final do mês de novembro, 136 alunos tenham concluído o curso, com um total de seis turmas formadas, totalizando 250 concluintes nos dois anos do projeto, que inclui aulas teóricas e práticas.
“A expectativa é que a formação de novos profissionais ajude a atender à crescente demanda por mão de obra qualificada, especialmente com a expansão das usinas de energia solar na Bahia, que se posiciona como o segundo maior estado do país em termos de potência outorgada para geração centralizada de energia solar”, destaca Umaraci Nascimento, diretor de Desenvolvimento e Formação Técnica da ABS e coordenador da Trecon, empresa responsável pelo treinamento.
Jonny, aluno da turma de sistemas fotovoltaicos em Pojuca, é um exemplo do sucesso da iniciativa. Após concluir o curso, ele conseguiu um emprego na área e compartilhou sua experiência: “Graças ao curso, consegui um emprego e sou muito grato pelo conhecimento adquirido. Agora, sigo atento às novidades do setor solar, que está sempre em evolução”, afirmou.
A formação no curso de Montador de Sistema Fotovoltaico pelo Programa Treinar para Empregar, é um marco para o desenvolvimento econômico de Salvador, salienta Maria Eduarda Gordilho Lomanto, Diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC).
“Com alta incidência solar e o aumento da busca por energia sustentável, a cidade se destaca como um polo de oportunidades. Por meio dessa iniciativa, apoiada pela Prefeitura e pela Semdec – secretaria de desenvolvimento, econômico, emprego e renda, estamos não apenas capacitando profissionais para um setor em plena expansão, mas também promovendo geração de renda e fortalecendo a economia local, com foco na sustentabilidade e no futuro da nossa cidade”, pontua Maria Eduarda.
Importância do projeto para a economia baiana
O principal objetivo do projeto é fomentar a geração de empregos no setor de energia solar, contribuindo diretamente para a redução do desemprego no estado, que em 2023 atingiu 12% da população economicamente ativa. “Além de gerar mais empregos, vamos oferecer mão de obra qualificada para as empresas de energia solar associadas à ABS”, afirma Marcos Rêgo, presidente da associação.
Segundo ele, a necessidade de políticas públicas que apoiem iniciativas como essa é fundamental para atender ao crescimento acelerado do mercado, com um número significativo de mega usinas em construção, que exige uma oferta de mão de obra especializada. “A parceria da ABS com a SEMDEC e o sucesso do projeto representam uma importante ação para a sustentabilidade econômica da Bahia, gerando mais oportunidades e qualificando os trabalhadores locais”, finaliza Marcos.
Ivan Euler, secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), celebrou a realização do curso e destacou a importância do projeto para o crescimento do mercado de energia solar em Salvador. “A promoção de fontes de energia renováveis não só fortalece a sustentabilidade da nossa cidade, como também gera novas oportunidades de desenvolvimento econômico. Investir em energia solar é investir no futuro, e estamos comprometidos em apoiar cada vez mais esse setor que traz benefícios tanto para a economia local quanto para o meio ambiente”, pontua Ivan.
Sobre a ABS
Fundada em 2018, a Associação Baiana de Energia Solar Fotovoltaica (ABS) representa as empresas de energia solar do estado e tem como objetivos principais a capacitação técnica, a atuação regulatória, a assessoria jurídica e o fortalecimento do associativismo. Com mais de 85 associados, a ABS continua a contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do setor de energia solar na Bahia.
Crédito da foto: João Valadares