terça, 19 de novembro de 2024
Euro 6.1312 Dólar 5.7996

OPAS DECLARA O BRASIL LIVRE DO SARAMPO, MAS DOENÇA CONTAGIOSA CRESCEU 20% NO MUNDO

João Paulo - 19/11/2024 07:40

Segundo informações da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Brasil é um país livre do Sarampo. Após ter perdido o certificado em 2019, a organização anunciou neste mês que o país está livre da doença, enquanto no resto do globo, os casos cresceram 20% de 2022 pra 2023, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A Bahia tem feito sua parte no combate à enfermidade que é altamente contagiosa e que pode trazer complicações graves. Neste ano, o estado superou – com a aplicação da primeira dose do imunizante – os 95% da meta de cobertura vacinal definida pela OMS.

Porém, mesmo com os números favoráveis no país e no estado, a sanitarista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), Adriana Dourado, argumenta que o tópico ainda exige atenção. “Importante a doença não cair no esquecimento. O fato do Brasil estar recertificado como área livre do sarampo não significa que a gente tem o risco zero de ocorrência da doença. A gente sabe que há uma possibilidade de importação viral, já que outros países ainda têm uma intensa circulação do vírus”.

Enquanto a cobertura vacinal da primeira dose do imunizante superou a meta da OMS, a segunda dose ainda não alcançou 80% de seu público, apesar de ter um papel fundamental no combate ao sarampo. Esses imunizantes salvam algo próximo de cinco vidas por segundo e já salvaram mais vidas que qualquer outro imunizante ao longo dos últimos 50 anos, conforme a OMS.

Não faz muito tempo que o panorama da doença era diferente na Bahia. Em 2018 a doença voltou ao estado com três casos no município de Ilhéus. Já em 2019 foram 80 casos confirmados e sete em 2020. Para combater a doença o estado mantém ações de intensificação de vacinação, atenção à importação do vírus por outros países e vigilância sobre casos suspeitos.(A Tarde)

 

Foto: Denisse Salazar /AG. A TARDE

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.